Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

MAIS SOBRE VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Deficiência de Vitamina D – Epidemia Global

A carência de vitamina D é uma epidemia à escala global, com estimativas recentes a indicarem que mais de 50% da população mundial está em risco.

"Pensamos que a deficiência de vitamina D representa a condição médica mais comum em todo o mundo."

Dr. Michael F. Holick, Investigador e perito em Vitamina D

Elevada prevalência de carência de vitamina D foi encontrada em todos os grupos etários de todas as populações estudadas em países de todo o mundo. Mesmo em países com muito sol, como Portugal, a carência de Vitamina D afecta a maior parte da população – porque fugimos do sol, porque trabalhamos muito manos ao ar livre e porque utilizamos protectores solares com muita frequência.

Até os que são geralmente saudáveis não estão imunes a carência de vitamina D e às suas consequências. Na verdade, a extensão de carência de vitamina d é bem mais elevada do que os números indicam. Estimativas publicadas e estudos subestimam grosseiramente a extensão do problema: na verdade, os níveos antes tidos como “normais” foram revistos para valores bastante mais altos, em face da evidência científica.

Considera-se actualmente existir carência de Vitamina D sempre que os níveis sanguíneos de Vitamina D (na sua forma 25(OH)) sejam inferiores a 30 ng/mL (75 nmol/L).Contudo, evidência recente mostra efeitos benéficos da vitamina D quer só são atingidos a níveis próximos ou superiores a 50 ng/mL (125 nmol/L) . A definição de normalidade poderá voltar a aumentar.