A Vitamina D não é apenas mais uma Vitamina.

Na verdade, demonstrou ser uma aposta eficaz na prevenção de uma multiplicidade de doenças e, à medida que surgem novos estudos, tudo indica que a sua acção não termine por aqui. Confira o que foi descoberto até agora.

Arteriosclerose é a acumulação de matéria gorda nas paredes internas das artérias. Esta matéria gorda engrossa e endurece as paredes arteriais. Formam-se depósitos de cálcio, com matéria gorda formando placas que causam o estreitamento das artérias e reduz o fluxo sanguíneo.

O acidente vascular cerebral (AVC) tem por base uma interrupção na irrigação sanguínea de um segmento do cérebro, com consequente enfarte (morte da zona não irrigada) e perda rápida de função cerebral.

A doença coronária (DC) é uma das mais graves doenças cardiovasculares, tais como os enfartes, insuficiência cardíaca congestiva e doença arterial periférica.

A hipertensão (pressão arterial alta) é um factor de risco importante para várias doenças sérias, que incluem doença hepática crónica, doença cerebrovascular e doença cardiovascular.

Insuficiência cardíaca (IC) ocorre quando o coração já não tem capacidade para bombear o sangue para as necessidades de todo o corpo. Pode também designar-se por insuficiência cardíaca congestiva quando já se verifica congestão a nível pulmonar ou estase noutros órgãos.

A doença vascular periférica (também conhecida como doenças arterial periférica) ocorre quando grandes placas ateromatosas se acumulam nas artérias.