A Vitamina D não é apenas mais uma Vitamina.

Na verdade, demonstrou ser uma aposta eficaz na prevenção de uma multiplicidade de doenças e, à medida que surgem novos estudos, tudo indica que a sua acção não termine por aqui. Confira o que foi descoberto até agora.

AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) tem por base uma interrupção na irrigação sanguínea de um segmento do cérebro, com consequente enfarte (morte da zona não irrigada) e perda rápida de função cerebral.

As dores de cabeça mais comuns, são geralmente causadas por músculos tensos, em especial dos ombros, pescoço, crânio e maxilar. São denominadas de cefaleias de tensão. Estão frequentemente relacionadas com stress, depressão ou ansiedade.

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica progressiva. Está associada a uma redução na produção de dopamina, um transmissor nervoso. A DP é marcada pelo tremor dos músculos em descanso, rigidez, movimentos mais lentos, dificuldades no equilíbrio e tropeções.

A Epilepsia é uma desordem cerebral. Envolve convulsões espontâneas e recorrentes, de vários tipos e intensidades. Estes episódios acontecem quando a função cerebral é perturbada, geralmente por sinais eléctricos anormais no cérebro. Podem acabar por afectar o comportamento e os níveis de atenção.

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crónica autoimune do sistema nervoso central. Afecta o cérebro, o nervo óptico e a espinal medula.