Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Cancro do cérebro

De acordo com dados de 2008 do Instituto Nacional do Cancro (EUA), em cada ano, são diagnosticados 65 indivíduos com cancro cerebral por 100 000 de americanos.

Sumário para doentes e público em geral

De acordo com dados de 2008 do Instituto Nacional do Cancro (EUA), em cada ano, são diagnosticados 65 indivíduos com cancro cerebral por 100 000 de americanos.

Existem dois tipos de cancro cerebral:

  • Cancro cerebral primário
  • Cancro cerebral secundário ou metastático.

O primeiro tem origem no cérebro e o segundo são metástases de tumores primários com diversas localizações.  

Factores de risco

Os factores de risco para este tipo de cancro não são bem conhecidos, contudo, existem indícios de maior risco aquando da exposição a fumos, pesticidas, raios-X e uso crónico de telemóvel.

Exposição solar e risco de cancro do cérebro

Apesar de que alguns estudos preliminares indiquem que a exposição solar pode diminuir o risco de aparecimento de cancro cerebral, é necessária mais investigação nesta área.

Vitamina D e cancro do cérebro

Desconhecem-se os efeitos da vitamina D no cancro cerebral, mas considera-se possível que sejam benéficos tendo em conta a influência da vitamina D noutras células cancerígenas.

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D influencia directamente as células cancerígenas devido à possibilidade de:

  • inibição da proliferação de células anómalas.
  • estímulo da diferenciação de células normais.
  • inibição da angiogénese.
  • redução da possibilidade de disseminação (metástases).

Níveis de Vitamina D

Não existem estudos demonstrativos dos efeitos da vitamina D no cancro cerebral. No entanto de acordo com estudos sobre a influência da vitamina D noutros tipos de cancro, existe, contudo, a possibilidade de que níveis de vitamina D superiores a 40 ng/mL (100 nmol/L) sejam benéficos.

Prevenção

Não existem ainda estudos que comprovem que a vitamina D possa prevenir o aparecimento do cancro cerebral.

Tratamento

Não é claro se a vitamina D tem algum efeito no prognóstico ou na sobrevivência ao cancro cerebral. É necessário mais investigação.