Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Diabetes, tipo 1

Na diabetes tipo 1, o sistema imunitário inibe a produção de insulina por parte do pancreas. A ausência de insulina dificulta o controlo de açúcar nos tecidos e no sangue e nisto consiste a diabetes tipo 1 (também chamada diabetes insulino-dependente).

Diabetes mellitus de tipo1 é uma doença autoimune. As doenças autoimunes surgem porque o corpo começa a atacar os seus próprios tecidos.

Na diabetes tipo 1, o sistema imunitário inibe a produção de insulina por parte do pancreas. A ausência de insulina dificulta o controlo de açúcar nos tecidos e no sangue e nisto  consiste a diabetes tipo 1 (também chamada diabetes insulino-dependente).

 

Factores de risco

As causas da diabetes de tipo 1 são desconhecidas. Pode ser desencadeada por:

- Infecção viral

- predisposição genética

- Uma dieta na infância que contenha trigo ou leite de vaca (depende de quando são introduzidos estes alimentos)

Ácidos gordos como Omega-3, encontrados em peixe de águas do mar frias, podem ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 1.

 

A exposição ao Sol e o risco de diabetes tipo 1

Vários estudos demonstram que existe uma relação entre a exposição solar e a diabetes tipo1:

- foi verificado que pessoas com diabetes tipo 1 nasceram mais frequentemente no verão que no inverno. Tal situação já foi confirmada num numero considerável de países. Isto sugere que os valores mais baixos de vitamina D na mãe que se observam no fim do inverno e início da primavera podem ser um factor de risco para o diabetes de tipo1.

- Na Nova Zelândia, observou-se que a diabetes tipo 1 se desenvolve mais frequentemente no inverno. As infecções virais respiratórias são mais frequentes nesta altura, quando existe menos radiação UVB e menos produção de vitamina D.

- Um estudo envolvendo 51 países identificou maior incidência de diabetes tipo 1 em países de maior latitude. É sabido que países mais longe do equador têm níveis mais baixos de exposição solar.

 

Prevenir a diabetes tipo 1

Diversos estudos sugerem que a administração de  Vitamina D a crianças, diminui o risco de desenvolverem  diabetes tipo 1. Na Finlândia, entre 10.000 crianças que receberam 2000 (IU) (50 mcg)/dia de vitamina D3 durante o primeiro ano de vida e seguidos por cerca de 30 anos, o risco de diabetes foi diminuído de quase 80% a bebés. Pelo contrário, entre as crianças com carência de Vitamina D, o risco de diabetes estava aumentado para quase 200%.

 

Como é que a Vitamina D funciona?

A vitamina D parece diminuir o risco de doenças autoimunes em geral, por regular o sistema imunitário.

Tratamento preventivo

Com base na informação disponível, o risco de diabetes tipo 1 poderá ser reduzido se:

- Os niveis de vitamina D  no sangue nas mães estiver acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L) durante a gravidez.

- Os bebés receberem 1000-2000 IU (25–50 mcg)/dia de vitamina D3 através de suplementos ou leite materno.

- Os de vitamina D acima em bebés for mantido acima dos 30 ng/mL (75 nmol/L).

No entanto, é necessária mais investigação para confirmar cabalmente estas expectativas.

 

Tratamento da diabetes tipo 1

As pessoas com diabetes tipo 1 estão em risco de desenvolver calcificação ou endurecimento das artérias. Este é um factor de risco importante para a doença coronária, com ocorrência de enfartes do miocárdio e morte.

Um estudo no Colorado, EUA, descobriu níveis baixos de vitamina D aumentam o risco de endurecimento arterial. O mesmo sucede em certas variantes genéticas de receptores da Vitamina D, que a tornam menos eficaz. Para evitar estas complicações, as pessoas que sofram de diabetes tipo 1 devem tentar manter os seus níveis de vitamina D acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L).