Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Diabetes tipo 2

A Diabetes tipo 2 é uma desordem metabólica. As pessoas com diabetes tipo 2 tem elevados níveis de glucose no sangue apesar de produzirem insulina: têm resistência à insulina, isto é – ela existe mas não actua normalmente.

 

A Diabetes tipo 2 é uma desordem metabólica. As pessoas com diabetes tipo 2 tem elevados níveis de glucose no sangue apesar de produzirem insulina: têm resistência à insulina, isto é – ela existe mas não actua normalmente.

Factores de risco

Os factores de risco mais relevantes para diabetes de tipo 2 são:

- Uma dieta forte em carbohidratos simples e carne: os carbohidratos simples (arroz branco, assados) são alimentos que se transformam em açucares rapidamente, o que causa alterações rápidas nos níveis de açúcar no sangue. O consumo excessivo de carne também aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

- Obesidade: esta condição é responsável por mais de metade dos novos casos de diabetes.

- Tabagismo: fumar contribui para um aumento do risco de diabetes tipo 2.

Alguns factores podem diminuir risco de diabetes tipo 2:

- Dieta saudável: alimentos de baixo teor glicémico não contribuem para as rápidas variações de açúcar no sangue e reduzem as hipóteses de desenvolver diabetes tipo 2.

- Exercicio: vários estudos demonstraram que exercício regular pode reduzir ou mesmo eliminar o risco de diabetes tipo 2

 

Exposição solar e diabetes de tipo 2.

A luz solar é a mais importante fonte de vitamina D para a maioria das pessoas. Um estudo japonês verificou que pacientes do sexo masculino com diabetes de tipo 2 tinham:

- Mais gordura corporal no inverno (quando há menos sol)

- Níveis mais elevados de açúcar no sangue no inverno, quando comparados com o verão (o que pode resultar do aumento da resistência à insulina no inverno)

 

Vitamina D e diabetes tipo 2

Vários estudos na última década demonstraram que níveis elevados de vitamina D e de cálcio podem reduzir o risco de diabetes tipo 2.

 

Como é que a Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D poderá contribuir para controlar o diabetes tipo 2, por vários mecanismos:

- regular a produção de insulina através da variação dos níveis de cálcio no sangue.

- afectar directamente o funcionamento do pâncreas (o orgão produtor de insulina)

- afectar os genes associados à regulação da glucose.

- diminuir a resistência à insulina

 

Prevenção da Diabetes Tipo 2

Vitamin D e cálcio

Um estudo da Universidade de Harvard indicou que a vitamina D e o cálcio operam juntos no sentido de reduzir o risco de diabetes tipo 2. Foi verificado um risco 33% menor de diabetes tipo 2 em pessoas que tomaram mais de 800 UI (20mcg) de vitamina D e 1200 mg de calco por dia, por comparação com aquelas que tomaram doses diárias de 400 UI (10 mcg) de vitamina D  e menos de 600 mg de cálcio.

Tratamento da Diabetes tipo 2

Os dados existentes sugerem que as pessoas com diabetes tipo 2 ganharão em aumentar os seus níveis de vitamina D para valores acima dos 40 ng/mL (100 nmol/L). Tal pode melhorar o controlo da diabetes diminuir os riscos de saúde que lhe estão associados, como doença cardiovascular e osteoporose.