Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Cirrose Biliar Primária

A cirrose biliar primária provoca a irritação e inchaço dos canais biliares do fígado. O inchaço bloqueia a passagem da bílis. Esta obstrução degenera as células biliares e culmina com cicatrizações do fígado (cirrose).

A cirrose biliar primária provoca a irritação e inchaço dos canais biliares do fígado. O inchaço bloqueia a passagem da bílis. Esta obstrução degenera as células biliares e culmina com cicatrizações do fígado (cirrose).

Factores de risco

Os factores de risco essenciais para a CBP incluem:

- Tabagismo activo ou passivo

- Infecções frequentes, especialmente no trato urinário

O uso de contraceptivos orais está associado a um menor risco de cirrose biliar primária.

 

Exposição solar e risco de cirrose biliar primária

Vários estudos de diferentes pontos do globo indicam que a radiação solar UVB pode ter um impacto positivo na redução do risco de cirrose biliar primária:

- No nordeste de Inglaterra, investigadores compararam as pessoas que viviam em zonas rurais com as que vivem em zonas urbanas e industriais. Estas últimas apresentavam uma taxa de cirrose biliar primária quatro vezes superior.

- Um estudo na Suécia indiciou taxas de incidência de cirrose biliar primária mais elevadas na zona nordeste do país, onde existe menos exposição solar.

- Os países mediterrânicos e a Austrália, países com tipicamente muito sol, têm taxas mais baixas de cirrose biliar primária.

- Vários estudos encontram relação entre variantes genéticas que diminuem a eficácia da Vitamina D o risco de cirrose biliar primária.

 

Vitamina D  e cirrose biliar primária

Não existem estudos que provem efeitos directos da vitamina D na cirrose biliar primária. No entanto, a vitamina D pode beneficiar indirectamente.

Prevenção

É possível que a exposição solar ajude a reduzir o risco de cirrose biliar primária, mas é necessária mais investigação nesta área.

Tratamento

Não existe evidência que a vitamina D tenha efeito directo no tratamento da cirrose biliar primária. Poderá, contudo prevenir certas complicações, com destaque para a osteoporose.

Doentes com cirrose biliar primária deverão ter os níveis de vitamina D e cálcio verificados, ponderando-se a introdução de medidas correctivas, se indicado.