Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Doença hepática crónica

A doença hepática crónica de DHC resulta da deterioração persistente do fígado. Os portadores podem apresentar uma variedade de sintomas como fraqueza, falta de apetite, sangramento fácil, inchaço das pernas ou do abdomen

A doença hepática crónica de DHC resulta da deterioração persistente do fígado. Os portadores podem apresentar uma variedade de sintomas como fraqueza, falta de apetite, sangramento fácil, inchaço das pernas ou do abdomen

 

Factores de risco

Os factores de risco mais relevantes para a DHC incluem:

- Infecções virais (hepatite B e C e virus Epstein Barr)

- Consumo excessivo de álcool

- Certos medicamentos e tóxicos

 

Exposição solar e DHC

Não se conhecem dados que relacionem a exposição solar e a DHC.

Vitamina D e DHC

Níveis de Vitamina D

O fígado produz substâncias que são importantes para a absorção da Vitamina D dos alimentos. Além disso, o fígado converte a vitamina D3 (cholecalciferol) em calcidiol. Este é o tipo de vitamina D que é medido nos testes ao sangue. Por estes motivos, os que sofrem de DHC apresentam valores baixos de vitamina D.

Como é que a Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode reduzir a gravidade da DC ao reduzir:

- O grau de inflamação existente

- Outras doenças relacionadas com vitamina D, como a osteoporose, que são frequentemente encontradas em pacientes com DC

 

Prevenção

Não existem dados que indiquem que a vitamina D ajude a prevenir a DHC.

Tratamento de DHC

A vitamina D, juntamente com o cálcio, pode ajudar a reduzir o risco de doenças que frequentemente acompanham a DHC, como a  osteoporose.

As pessoas com DHC podem requerer uma dose maior de vitamina D ou de radiação para aumentarem os seus níveis no sangue, já que quer a absorção quer a produção de Vitamina D são diminuídas pela doença do fígado

A hepatite C é uma das causas mais comuns para a DHC. De acordo com alguns estudos, os suplementos de vitamina D podem ajudar na resposta ao vírus a longo prazo.