Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Doença Celíaca

As pessoas com doença celíaca não conseguem digerir o glúten, uma proteína encontrada em vários alimentos, tais como o trigo. Alguns dos efeitos incluem diarreia crónica, perda de peso, atraso de crescimento (em crianças), fadiga e anemia crónica.

A doença celíaca é um distúrbio autoimune do intestino delgado. Os distúrbios auto imunes ocorrem quando o sistema imunitário ataca células saudáveis.

As pessoas com doença celíaca não conseguem digerir o glúten, uma proteína encontrada em vários alimentos, tais como o trigo. Alguns dos efeitos incluem diarreia crónica, perda de peso, atraso de crescimento (em crianças), fadiga e anemia crónica.

As pessoas com doença celíaca são frequentemente muito magras e tem osteoporose. Tal pode ser causado devido a uma má absorção por parte do intestino e inflamação.

Esta condição tem tendência familiar e ocorre em pessoas de todas as idades.

Factores de risco

Os factores de risco para a doença celíaca são:

- Genética

- Alimentação rica em glúten (trigo, aveia, centeio e possivelmente cevada)

Evitar os alimentos ricos em glúten é essencial para diminuir todos os sintomas, ganhar peso e recuperar da osteoporose

Exposição solar e risco de doença celíaca

Não existem dados que relacionem a exposição solar com o risco de desenvolver doença celíaca. No entanto, a exposição solar gera mais vitamina D, o que pode ajudar a contrapor a fraca absorção de vitamina D proveniente da alimentação ou de suplementos e aumentar a densidade mineral óssea.

 

Vitamina D Doença Celíaca

Níveis de Vitamina D

As pessoas com doença celíaca apresentam normalmente baixos níveis de vitamina D, possivelmente devido à fraca absorção dos alimentos ou suplementos.

Como é que a Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode não ter um efeito directo na doença celíaca. Contudo, os que sofrem desta condição apresentam geralmente valores baixos de vitamina D e, logo, estão expostos às consequências.

Prevenção

A vitamina D não previne a doença celíaca.

Tratamento

As pessoas com doença celíaca têm tendência aumentada a sofrer de osteoporose ou osteomalácia, situações devidas à falta de Vitamina D que, nestes doentes, é mal absorvida pelo intestino. Como tal, podiam beneficiar de suplementos de Vitamina D e de cálcio.

Os que sofram de doença celíaca devem verificar os seus níveis de vitamina D e a densidade mineral óssea. Se estiverem baixos, poderão obter vitamina D adicional através de suplementos ou exposição solar.