Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Hipertensão

A hipertensão (pressão arterial alta) é um factor de risco importante para várias doenças sérias, que incluem doença hepática crónica, doença cerebrovascular e doença cardiovascular.

Sumário para doentes e público em geral

 

A hipertensão (pressão arterial alta) é um factor de risco importante para várias doenças sérias, que incluem doença hepática crónica, doença cerebrovascular e doença cardiovascular.

Fatores de risco 

São vários os factores de risco que contribuem para o aumento da pressão arterial:

  • ♣    Tabagismo
  • ♣    Consumo excessivo de álcool
  • ♣    Consumo excessivo de sal ou açúcares
  • ♣    Excesso de peso

Os alimentos ricos em potássio, tais como fruta, vegetais ou peixe podem ajudar no controle da pressão arterial. 

 

Exposição solar e risco de hipertensão 

Existem vários estudos que mostraram um aumento da tensão arterial em pessoas que vivem em altitudes mais altas. Existe menos luz e consequente radiação UVB, o que diminui a produção de vitamina D. 

A pressão arterial também varia com as estações do ano - é habitualmente mais alta no inverno. Há indícios de que a vitamina D pode afectar as mudanças sazonais de da pressão arterial.

Os raios UVA também diminuem a pressão arterial, devido ao óxido nítrico que é libertado por certos compostos debaixo da pele.

 

Vitamina D e hipertensão

A vitamina D pode reduzir o risco de hipertensão e baixar a pressão arterial.

Vários estudos associaram os niveis de vitamina d com a pressão arterial alta. Num estudo de Harvard em enfermeiras, mulheres com niveis baixos de vitamina D  (17 ng/m [42 nmol/L]) tinham um risco 67% mais elevado de desenvolver hipertensão.

No entanto, em 10 outros estudos, houve pouca evidência em como a vitamina D reduz a pressão arterial. No geral, existe apenas um diferença curta de 1-3mm na pressão arterial sistólica e diastolica entre os que possuem niveis baixos ou elevados de vitamina D.

As pessoas que apresentem alta pressão arterial e niveis baixos de vitamina D podem beneficiar de aumentar os seus niveis.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

Altera a renina: esta enzima constringe os vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial

Aumenta a sensibilidade da insulina: a resistência à insulina é um factor de risco para pressão arterial alta.

Reduzir a calcificação das artérias: o endurecimento das artérias pode contribuir para uma pressão arterial alta. A vitamina D regula a absorção de cálcio e seu metabolismo. Maiores níveis de vitamina D ajudam a direcionar o cálcio para os ossos e dentes e não para os tecidos moles, como as artérias.

É necessária mais investigação no sentido de melhor compreender mecanismo  pelo qual a radiação solar e a vitamina D interferem na pressão arterial.

Prevenção

Manter os níveis de vitamina D entre 30-40 ng/ml (75-100 nmol/l) pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de desenvolver hipertensão.

Tretamento

A vitamina D pode ser benéfica para quem tenha pressão arterial alta, mas são necessários mais estudos.