Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Insuficiência cardíaca

Insuficiência cardíaca (IC) ocorre quando o coração já não tem capacidade para bombear o sangue para as necessidades de todo o corpo. Pode também designar-se por insuficiência cardíaca congestiva quando já se verifica congestão a nível pulmonar ou estase noutros órgãos.

Sumário para doentes e público em geral

 

Insuficiência cardíaca (IC) ocorre quando o coração já não tem capacidade para bombear o sangue para as necessidades de todo o corpo. Pode também designar-se por insuficiência cardíaca congestiva quando já se verifica congestão a nível pulmonar ou estase noutros órgãos.

Quase 5 milhões de americanos sofrem actualmente de insuficiência cardíaca. Anualmente, cerca de 550.000 novos casos de IC são diagnosticados e 300.000 morrem devido a esta condição.

Fatores de risco 

  • ♣    Os factores de risco para a insuficiência cardíaca incluem:
  • ♣    Doença arterial coronária.
  • ♣    Pressão arterial alta.
  • ♣    Doenças que danifiquem ou enfraqueçam os músculos ou válvulas do coração

 

Insuficiência cardíaca é mais comum nas pessoas que têm:

  • ♣    Mais de 65 anos de idade
  • ♣    Sexo feminino
  • ♣    Origem africana 

 

Exposição solar e IC 

Pessoas de raça negra estão em maior risco de IC porque tendo pele mais escura têm níveis mais baixos de vitamina D. Nos EUA, os afro-americanos apresentam valores 40% mais baixos que pessoas de raça branca.

Num outro exemplo, as pessoas que vivem nas regiões do sul da Austrália têm uma diferença mais acentuada no que respeita à taxa de mortalidade por IC entre o verão e inverno do que os de regiões mais a norte. A radiação solar UVB é mais constante ao longo do ano nestas regiões, ao contrário do sul onde é muito mais variável, o que provoca diferenças sazonais fortes nos níveis de vitamina D.

 

Vitamina D e IC

Um número significativo de estudos apontam que pessoas com IC têm níveis reduzidos de vitamina D no sangue:

  • ♣    Na Austria, pessoas com suspeita de doença coronária e baixos níveis de vitamina D tinham um risco quase 3 vezes superior de falecer de IC do que aqueles com níveis de vitamina D adequados.
  • ♣    Os pacientes submetidos a transplante do coração apresentavam baixos níveis de vitamina D.
  • ♣    Em 2 estudos provenientes da Alemanha, ficou demonstrado que pessoas com IC e níveis elevados de vitamina D tiveram melhores taxas de sobrevivência.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina pode reduzir o risco de IC porque:

  • ♣    Fortalece o músculo cardíaco.
  • ♣    Reduz o risco de doenças que podem levar a IC (pressão arterial alta, diabetes e doença coronária).
  • ♣    Reduz a inflamação.  

Um estudo suporta a teoria de que a vitamina D reduz a inflamação. Outro estudo encontrou pouca relevância na suplementação de vitamina D e cálcio nos doentes com IC.

 

Prevenção

Não existem estudos randomizados que investiguem directamente o efeito de doses elevadas de vitamina D com a redução no risco de IC. No entanto, estudos observacionais sustentam o facto de que a vitamina D pode reduzir o risco de IC.

Tendo por base estudos focados em doentes com IC e outras doenças, parece que níveis de vitamina D acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L) podem reduzir o risco da doença.

Vitamina D e cálcio

Crianças com raquitismo ou insuficiência cardíaca grave podem beneficiar de doses extra de vitamina D associada com cálcio.

Tratamento

A combinação de vitamina D e cálcio pode ajudar a reduzir o risco de IC. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar tal teoria.