Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Acne

O acne é um dos distúrbios de pele mais conhecidos, especialmente por afectar adolescentes.

Resumo para doentes

 

O acne é um dos distúrbios de pele mais conhecidos, especialmente por afectar adolescentes.

O acne é uma desordem das glândulas sebáceas, que servem para lubrificar a pele. Quando as glândulas ficam bloqueadas, as bactérias crescem demasiado e causam as borbulhas e consequentes manchas na pele.

O acne é caracterizado pelas borbulhas, pele vermelha e escamada, pontos negros e nódulos, que deixavam muitas vezes cicatrizes.

 

Factores de risco

Alguns factores de risco para o acne incluem:

  • Dieta forte em produtos animais (leite) e carbohidratos simples, como o açúcar, e pobre em peixe e vegetais
  • Desequilíbrios hormonais, especialmente durante a adolescência
  • Níveis elevados de hormonas masculinas, como a testosterona, tanto para homens como mulheres, e estrogénio, nas mulheres.

 

Exposição solar e risco de acne

Os padrões sazonais de visitas ao dermatologista podem ser usadas como estimativa para calcular os efeitos da exposição solar no acne. Estes padrões mostram que:

  • Há maior incidência de acne no inverno ou na primavera
  • Menor incidência durante o verão

Estes dados mostram que a exposição solar pode reduzir o risco de acne. No entanto, é relevante acrescentar que tal pode não se dever exclusivamente à radiação solar ultravioleta, dado que o tratamento com laser de luz azul já demonstrou ser eficaz no tratamento do acne. Assim, existem vários tipos de radiação solar que parecem afectar o risco de acne.

 

Vitamina D e acne

Não existem estudos conhecidos sobre a relação entre os níveis de vitamina D e o acne.

 

Como é que a vitamina pode funcionar neste caso?

A vitamina D pode diminuir a tendência a infecção que causa o acne, já que aumenta a produção de moléculas antibióticas: produzir catelicidina e defensinas.

 

Prevenção e tratamento

Não existe evidência de que a vitamina D reduz o risco de acne. Pode, quanto muito, ter um efeito indirecto, ao fortalecer o sistema imunitário e assim existir um combate mais eficaz ao acne.

A luz solar reduz os sintomas do acne mas insto não é, necessariamente devido à vitamina D: pode também dever-se ao aquecimento e destruição de bactérias.