Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Eczema

O tipo mais comum é o eczema atópico. A “Atopia” consiste na tendência natural para desenvolver alergias: as pessoas com eczema atópico desenvolvem asma ou febre dos fenos mais facilmente.

A palavra “eczema” representa um conjunto de distúrbios que causam irritação ou inflamação na pele.

O tipo mais comum é o eczema atópico. A “Atopia” consiste na tendência natural para desenvolver alergias: as pessoas com eczema atópico desenvolvem asma ou febre dos fenos mais facilmente.

Nos Estados Unidos, cerca de 11% das pessoas abaixo dos 18 anos podem ter eczema.

 

Factores de risco

As causas para o eczema não são bem conhecidas, mas sabe-se que tanto a genética quanto factores ambientais contribuem para um aumento de risco. Nos EUA, notou-se um risco elevado em:

  • Pessoas que viviam nas maiores cidades
  • Pessoas de raça negra
  • Pessoas que moram com os pais
  • Pessoas com asma
  • Casas com crescimento de fungos

 

Exposição solar e  risco de eczema

Não existem muitos estudos sobre a exposição solar e eczemas.

 

Vitamina D e eczema

Existem dados algo contraditórios relativamente às vantagens da vitamina D em relação a estas patologias:

  • Em Itália, a gravidade do eczema atópico parece aumentar em associação níveis mais baixos de vitamina D. Estes resultados são posteriores à existência do distúrbio e não relativamente ao risco de o desenvolver.
  • Investigadores na Finlândia estudaram pessoas que tomaram suplementos de vitamina D regularmente ao longo da infância. Aos 31 anos de idade, estas pessoas apresentavam um risco acrescido de 30% de desenvolver eczema atópico e um risco semelhante de asma.

 

Como é que a vitamina D funciona nesta caso?

Não há dados relevantes nesta secção

 

Prevenção

Não é claro que a vitamina D possa judar a prevenir eczemas.

 

Tratamento

A Helioterapia consiste na exposição solar controlada. Tem sido usada no tratamento de eczema desde 1964. Existem dois estudos que demonstram os efeitos positivos da luz solar o eczema atópico:

  • Na Finlândia, pessoas com eczema atópico viajaram até às ilhas Canárias durante o inverno. Após duas semanas de Helioterapia, os níveis de vitamina D aumentaram e houve uma melhoria acentuada do eczema atópico.
  • Três quartos dos italianos com eczema atópico moderado descreveram uma remissão completa durante o verão. As férias de praia eram mais eficazes que as férias de montanha.