Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Psoríase e artrite psoriática

A psoríase é um distúrbio da pele bastante comum, caracterizada por zonas de pele vermelha e grossa, com uma espécie de escamas de cor branco-prateado.

A psoríase é um distúrbio da pele bastante comum, caracterizada por zonas de pele vermelha e grossa, com uma espécie de escamas de cor branco-prateado.

Em cerca de 10-30% dos portadores de psoríase surge um  reumatismo inflamatório: a artrite psoriática. Os sintomas da artrite psoriásica incluem o inchaço e dor de articulações, de tendões e ligamentos, que podem várias áreas do corpo

 

Factores de risco

A psoríase é accionada por factores genéticos e ambientais. As pessoas do norte da Europa têm uma maior incidência de psoríase do que as de África ou Ásia, por exemplo. Os factores de risco ambientais incluem:

  • Tabagismo
  • Traumas ou excesso de stress
  • Infecções
  • Gravidez
  • Abuso de drogas

 

Exposição solar e risco de psoríase

Não existe evidência sólida que relacione a exposição solar com a psoríase.

Vitamina D e psoríase

Existem estudos que associaram os níveis baixos de vitamina D com um risco aumentado de desenvolver psoríase. A Vitamina D é usada para tratar esta doença.

 

Como é que a vitamina D funciona neste caso?

A radiação solar ultravioleta e a vitamina D reduzem os sintomas da psoríase. A forma activa da vitamina D, calcitriol, tem vários efeitos benéficos neste contexto:

  • Ajusta o crescimento celular e a sua maturação
  • Ajuda a regular o sistema imunitário

O calcitriol reduz o numero de células dendríticas) e desvia-as da pele, reduzindo assim a resposta imunitária. Para mais, o calcitriol tópico também ajudar a aumentar o numero de células T reguladores T no tecido linfático.

 

Prevenção

Não está  demonstrado que a vitamina D reduza o risco de psoríase.

Tratamento

A radiação ultravioleta, tal como a exposição solar, é um dos principais métodos de tratamento da psoríase. Este efeito não parece depender da produção de Vitamina D. Contudo, um estudo verificou que o uso de radiação ultravioleta e calcitriol tópico em conjunto era mais eficaz que o uso de cada um em separado.