Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Fertilidade

No mundo animal a exposição solar aparenta ajudar a regular a fertilidade. A duração de luz solar num dia é um factor importante para a fertilidade. Muitos animais nascem na primavera, quando o acesso a alimentação está facilitada.

 

A infertilidade é conhecida como a incapacidade da mulher ter um filho, geralmente após vários meses ou anos de relações sexuais sem contraceção. A infertilidade também inclui abortos espontâneos. 

 

Fcatores de risco

As causas mais comuns para a infertilidade feminina incluem:

  • ♣    Perturbações na ovulação
  • ♣    Bloqueio das trompas
  • ♣    Fatores etários
  • ♣    Fatores uterino

A principal causa de infertilidade masculina é a má qualidade do esperma.

 

Exposição solar e risco de infertilidade

No mundo animal a exposição solar aparenta ajudar a regular a fertilidade. A duração de luz solar num dia é um factor importante para a fertilidade. Muitos animais nascem na primavera, quando o acesso a alimentação está facilitada.

A luz solar afecta mais a produção de melatonina do que a de vitamina D. A melatonina é uma hormona produzida essencialmente pela ausência de luz azul brilhante. Esta hormona interfere no relógio biológico de adormecimento e acordar, o chamado de ritmo circadiano. Quando está escuro, o organismo produz melatonina que ajuda a adormecer, quando está claro reduz a produção de melatonina.

A melatonina também afecta a secreção da hormona luteinisante (LH). Esta hormona controla a ovulação feminina e a produção de esperma no homem. É verificada uma actividade mais reduzida nos ovários durante o inverno, quando há mais produção de melatonina.

Num estudo realizado numa clinica de fertilização in vitro, foi verificado que as taxas de sucesso mais elevadas e de embriões de melhor qualidade aconteceram na primavera e as mais baixas no outono.

Vitamina D e infertilidade

Num estudo realizado na Turquia, as mulheres com níveis mais elevados de vitamina D tiveram melhores resultados com fertilizações in vitro. Por cada aumento de 1 ng/mL (2.5 nmol/L) nos níveis de vitamina D, verificou-se um aumento de 6% na gravidez clinica.

No entanto, na Grécia, as mulheres com níveis mais elevados de vitamina D tiveram metade da taxa de sucesso em engravidar do que as mulheres com níveis mais baixos.

Assim, não é claro se a vitamina D afecta ou não as taxas de sucesso de gravidez.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode afectar a infertilidade ao:

  • ♣    Reduzir a inflamação e a produção de citocinas, o que reduz o risco de abortos espontâneos.
  • ♣    Melhorar a composição do esperma

 

Como é que Melatonina funciona neste caso?

A melatonina pode afectar a fertilidade ao:

  • ♣    Ajustar o ritmo circadiano
  • ♣    Ajustar a resposta hormonal e o sistema imunitário
  • ♣    Proteger certas células durante a gravidez
  • ♣    Corrigir complicações durante a gravidez, decorrente de abortos, pré-eclampsia ou danos cerebrais do feto.

 

Prevenção

A vitamina D pode ajudar a reduzir o risco de infertilidade tanto em mulheres como em homens. Com base em estudos de várias doenças, níveis de vitamina D acima dos 30-40 ng/mL (75-100 nmol/L) podem ajudar a melhorar os resultados.

Melatonina

A produção de melatonina pode melhorar a fertilidade e os resultados de uma gravidez. Não existem quaisquer indicações para a toma de suplementos com melatonina. No entanto, como é produzida quando os olhos recebem menos luz brilhante, pode ser benéfico reduzir a exposição a luzes azuis brilhantes durante a noite. As principais fontes deste género de luz em casa são os ecrans de televisão e os computadores.

Tratamento

Não existem estudos relacionando a vitamina D com a infertilidade.