Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Síndrome do Ovário Poliquistico

A síndrome do ovário poliquistico (SOPQ) é um dos distúrbios hormonais mais comuns nas mulheres. Afecta cerca de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva (18-45 anos).

A síndrome do ovário poliquistico (SOPQ)  é um dos distúrbios hormonais mais comuns nas mulheres. Afecta cerca de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva (18-45 anos).

A SOPQ é igualmente uma das principais causas infertilidade na mulher.

As mulheres com SOPQ podem apresentar obesidade, anovulação, menstruações irregulares ou inexistentes, acne e níveis elevados de hormonas masculinas.

A gravidade dos sintomas é muito variável de pessoa para pessoa.

 

Fatores de risco para SOPQ

A causa de SOPQ é desconhecida.

Existem alguns factores associados:

  • Aumento da resistência à insulina
  • Diabetes
  • Obesidade

 

Exposição solar e SOPQ

Não existem estudos relativos aos efeitos da exposição solar no risco de SOPQ.

 

Vitamina D e SOPQ

As mulheres com SOPQ e com um elevado índice de massa corporal, apresentam com frequência níveis baixos de vitamina D.

Estudos levados a efeito na Alemanha, Austria e Turquia associaram os baixos níveis de vitamina D à obesidade e à resistência à insulina, e não especificamente ao SOPQ.
A obesidade e a resistência à insulina são duas características da síndrome metabólica, que acompanha muitas vezes o SOPQ, o que confere maior predisposição para as doenças cardiovasculares.

Alguns sinais da síndrome metabólica incluem gordura à volta do abdómen, triglicéridos altos, lipoproteína do colesterol de alta densidade (HDL-C) baixa, lipoproteína do colesterol de baixa densidade (LDL-C) alto, aumento da resistência à insulina, níveis altos de glicémia (açucar) no sangue e marcadores inflamatórios.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode ajudar as mulheres que sofrem de PCOS:

  • Aumenta a sensibilidade à insulina
  • Reduz o risco de pressão arterial alta

Estes benefícios também reduzem o risco de síndrome metabólico.

 

Prevenção e tratamento

Não existe evidência que a vitamina D actue directamente no SOPQ. No entanto, a vitamina D pode reduzir o risco e as consequências da síndrome metabólica.

 

Vitamina D e cálcio

Num estudo realizado em Nova Iorque verificou-se que o aumento das doses de suplementos de vitamina D e cálcio normalizavam os ciclos menstruais e o sangramento anormal.

Noutro estudo desenvolvido na Turquia, uma simples dose elevada de vitamina D3 (colicalciferol) melhorou a resistência à insulina.

Com base em estudos de outras doenças, os níveis ideais de vitamina D devem estar acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L). Para atingir estes niveis, é recomendável 1000-5000 UI (25-125 mcg) de vitamina D3 por dia. No entanto, estes valores podem variar consideravelmente de pessoa para pessoa, pelo que as concentrações de vitamina D devem ser avaliadas antes de se iniciar suplementação.

Colocar os níveis de vitamina D em concentração adequadas pode ajudar as mulheres que sofrem de SOPQ, pois além de auxiliar o sistema reprodutivo, estabiliza a síndrome metabólica, que geralmente surge associada ao SOPQ.