Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Anemia

A anemia ocorre quando o sangue tem poucos glóbulos vermelhos (eritrócitos). São estas células que transportam o oxigénio por todo o corpo. A anemia implica défice de oxigénio nas zonas do corpo onde é exigido por esforço ou outra necessidade

 

Fatores de risco 

Os factores de risco para a anemia incluem:

  • ♣    Dieta pobre em ferro e vitamina B.
  • ♣    Doenças que provoquem hemorragias internas. 
  • ♣    Doença dos rins, cancro, diabetes, sida ou do fígado
  • ♣    Baixos níveis de vitamina D

 

Exposição solar e anemia

Existe um estudo que revela dados relativos à capacidade de armazenamento de oxigénio por parte de atletas nos anos 50. Os números indicam que a capacidade do sangue para armazenar oxigénio atingia o seu pico no fim do verão, o que sugere que a exposição solar à radiação UVB aumentou o número de glóbulos vermelhos.

 

Vitamina D e anemia

Existem alguns estudos que relacionam os níveis baixos de vitamina D e o risco de anemia:

  • ♣    Na Austrália, um estudo focado em pessoas com doença não colestática do fígado demonstrou que baixos níveis de vitamina D estavam associados a anemia.
  • ♣    Na Tanzânia, mulheres grávidas com baixos níveis de vitamina D foram comparadas com mulheres que apresentavam níveis adequados. As mulheres com baixos níveis tinham um risco superior de anemia.
  • ♣    Nos EUA, 41% dos pacientes com doença crónica do rim tinham anemia. Baixos níveis de vitamina D estavam associados a valores baixos de hemoglobina e anemia.
  • ♣    Um estudo realizado em Los Angeles encontrou uma relação entre a deficiência de vitamina D e a anemia.
  • ♣    Outro estudo dos EUA comparou indivíduos com e sem anemia. As pessoas com anemia apresentavam valores mais baixos de vitamina D. 
  • ♣    Noutro ensaio foi encontrada uma relação directa entre os níveis de vitamina D e a capacidade de consumo de oxigénio.

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

Ainda não é conhecido como a vitamina D atua nos glóbulos vermelhos.

 

Prevenção

Não existem estudos focados na prevenção da anemia com vitamina D. No entanto, com base em resultados de estudos para outras doenças, os níveis de vitamina D acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L) podem aumentar o número de glóbulos vermelhos e os níveis de oxigénio no sangue.

 

Tratamento

De acordo com alguns estudos, os glóbulos vermelhos restauram-se mais rapidamente em pessoas com níveis mais elevados de vitamina D. Estes estudos também usaram ferro e outros agentes para estimular a produção de glóbulos vermelhos. Recomenda-se que as pessoas com anemia procurem aconselhamento médico.