Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Hipertrofia benigna da próstata

Esta situação consiste no aumento de volume da próstata. Trata-se de uma situação que se torna comum à medida que os homens envelhecem, afectando 50-80% da população masculina envelhecida.

Esta situação consiste no aumento de volume da próstata. Trata-se de uma situação que se torna comum à medida que os homens envelhecem, afectando 50-80% da população masculina envelhecida.

A próstata é uma  glândula masculina que rodeia a via urinária. O seu aumento resulta em dificuldades em urinar e necessidade de urinar frequentemente.

 

Factores de risco

Alimentos com alto teor de gordura, tais como produtos lácteos ou carne vermelha, parecem aumentar o risco de hiperplasia benigna da próstata.

O risco pode ser reduzido por:

- Uma dieta forte em vegetais  e ácidos gordos poliinsaturados

- Consumo moderado de bebidas alcoólicas

- Exercício físico

 

Exposição solar e hipertrofia benigna da próstata.

Não existe evidência que relacione a exposição solar e o risco de hiperplasia benigna da próstata.

 

Vitamina D  e hipertrofia benigna da próstata.

Não são conhecidos estudos acerca do impacto da vitamina D na hiperplasia benigna da próstata.

No entanto, vários estudos encontraram uma relação entre variantes dos receptores de vitamina D e o risco de HBP. Estas variantes correspondem a diferentes sensibilidades aos efeitos da vitamina D

 

Como é que a vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode reduzir o risco ou os sintomas de hiperplasia benigna da próstata ao reduzir a produção de citoquinas cytokines. Estas substâncias aumentam a inflamação e o crescimento de células na próstata.

 

Prevenção

Não existem resultados em estudos com seres humanos sobre o impacto da vitamina D no risco de hiperplasia benigna da próstata.

Tratamento

A vitamina D poderá reduzir o risco ou os sintomas de hiperplasia benigna da próstata. No entanto, tal não foi ainda devidamente demonstrado.