Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Asma

A asma é uma doença inflamatória das vias respiratórias muito comum. É uma situação crónica com sintomas variaveis: pieira, tosse, apertos no peito e falta de ar. Em situações mais graves, as vias respiratórias podem entrar em espamos e agudizar as dificuldades respiratórias.

Sumário para doentes para doentes e população em geral

 

 

Fatores de risco 

Infecções da via respiratória são um importante factor de risco. As crises são mais propensas a acontecer no outono e inverno, quando as infecções respiratórias são mais comuns.

Exposição solar e asma 

Um estudo realizado na Suécia identificou que as hospitalizações por asma são:

  • ♣    Menos frequentes no verão, para pessoas de todas as idades.
  • ♣    Mais frequentes no outono, para pessoas abaixo dos 60 anos.
  • ♣    Pico de incidência no inverno para pessoas acima dos 60 anos.

Uma das explicações possíveis para aqueles achados é que os mais jovens encontram mais pessoas novas quando regressam à escola. As infecções respiratórias no geral também são mais comuns no inverno, em parte porque existe menos radiação solar e consequente menor produção de vitamina D. Por outro lado, há evidência que sugere que infecções virais respiratórias numa fase inicial da vida, aumentam o risco de aparecimento de asma mais tarde. 

Vitamina D e asma

Níveis óptimos de vitamina D durante a gravidez reduzem o risco de pieira nas crianças. No entanto, estas crianças podem ter um risco acrescido de desenvolver asma a partir dos 5 anos de idade:

  • ♣    No reino unido, crianças nascidas de mães com níveis de vitamina D acima dos 30 ng/mL (75 nmol/L) durante a gravidez tinham cinco vezes mais probabilidade de vir a desenvolver asma a partir dos 9 anos de idade.
  • ♣    Na finlândia, crianças que receberam vitamina D durante a infância apresentavam um risco 35% superior de desenvolver asma, a partir dos 31 anos de idade.

Por outro lado, existem ensaios clínicos que mostram que a vitamina D pode melhor os sintomas de ataques de asma:

  • ♣    Num estudo realizado no Japão, foi verificado que existia uma redução significativa dos ataques de asma em crianças que estavam a tomar 1200 (UI)/dia de suplementos de vitamina D.
  • ♣    Nos EUA, a análise de dados relativos a pacientes com asma mostrou que 35% destes apresentavam baixos níveis de vitamina D (abaixo dos 30 ng/mL (75 nmol/L)). O mesmo grupo apresentava um maior risco de hospitalização ou visitas à urgência, na ordem dos 50%.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

Para contrariar as consequências da asma, a vitamina D pode:

  • ♣    Limitar o risco de infecções virais respiratórias.
  • ♣    Aumentar a produção de interleukin-10, um factor que reduz a inflamação.
  • ♣    Proteger as células sensíveis presentes na via respiratória.
  • ♣    Estimular a produção de citocinas para reduzir a inflamação.

 

Prevenção

Estudos indicam que a vitamina D não previne o desenvolvimento de asma no feto ou nos primeiros anos de vida.

Tratamento

Com base em estudos sobre gripe e asma, as crianças poderão beneficiar se tomarem 12000-2000 Ui de vitamina D por dia. Os adultos poderão tirar benefícios em ter os seus níveis de vitamina D acima dos 38 ng/mL (95 nmol/L). Para atingir estes níveis, uma toma diária entre as 1000-5000 UI por dia deverão ser suficientes, havendo no entanto muitas variações de pessoa para pessoa.