Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Doença fibrocística

A fibrose cística é uma doença respiratória na qual se produz um muco grosso e pegajoso nas paredes dos pulmões, pâncreas e outros orgãos.

Sumário para doentes e público em geral

 

A fibrose cística é uma doença respiratória na qual se produz um muco grosso e pegajoso nas paredes dos pulmões, pâncreas e outros orgãos. Nos pulmões, o muco bloqueia as vias respiratórias, o que provoca dificuldades em respirar e danos aos próprios pulmões. Pode também afectar os canais digestivos, interferindo com a digestão.

Fatores de risco

A fibrose cística é um distúrbio genético que afecta 1 em cada 3000 crianças.

 

Exposição solar e risco de fibrose cística 

Até ao momento, não existem dados que mostrem uma relação entre a exposição solar e o risco de fibrose cística.

Vitamina D e fibrose cística

As pessoas com fibrose cística têm geralmente níveis muitos baixos de vitamina D, com consequente redução da massa óssea e função pulmonar, bem como risco acrescido de infecções respiratórias. 

Devido a uma má absorção dos nutrientes no trato digestivo, os pacientes com fibrose cística que queiram atingir níveis óptimos de vitamina D devem fazê-lo através da exposição solar. 

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode ajudar as pessoas com fibrose cística de diferentes formas:

  • ♣    Melhora a absorção e o metabolismo do cálcio, o que leva a uma melhor saúde dos ossos.
  • ♣    Mantém a função pulmonar, em parte porque combate a inflamação
  • ♣    Reduz o risco de infecções respiratórias.
  • ♣    Fortalece o sistema imunitário ao induzir a produção de cathelicidin e defensins, proteínas com propriedades antibióticas.

 

Prevenção

Não existe evidência de que a vitamina D desempenhe um papel na prevenção da fibrose cística.

Tratamento

Oito estudos de diferentes origens apresentaram resultados igualmente diferentes ao estudar os efeitos da vitamina D em pacientes com fibrose cística. No entanto, estes estudos usaram diferentes formas e dosagens de vitamina D, o que pode ajudar a explicar a variação nos resultados.