Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Amigdalite

A amigdalite ocorre quando as próprias amígdalas ficam infectadas e inchadas. A garganta fica inflamada e dorida, o que dificulta a mastigação e a deglutição dos alimentos.

As amígdalas são nódulos linfáticos na parte de trás da boca, no cimo da garganta. Essencialmente, ajudam a filtrar bactérias e outros germes, assim ajudando prevenir infecções.

A amigdalite ocorre quando as próprias amígdalas ficam infectadas e inchadas. A garganta fica inflamada e dorida, o que dificulta a mastigação e a deglutição dos alimentos. A repetição de amigdalites pode justificar à remoção cirúrgica das amígdalas (amigdalectomia).

 

Agentes infecciosos

A amigdalite é geralmente causada por bactérias. Mais raramente podem dever-se a vírus.

 

Exposição solar e risco de amigdalite

Não existem estudos sobre os efeitos da exposição solar no risco de amigdalite. No entanto, alguns relatórios mostram que a amigdalite ocorre mais frequentemente no inverno do que noutras estações do ano. Tal situação pode dever-se ao facto de existir menos radiação solar UVB no inverno e, por isso, menores níveis sanguíneos de Vitamina D. Outras doenças infecciosas, como a gripe ou a sepsis, também ocorrem mais frequentemente no inverno.

 

Vitamina D e amigdalite

Na Nova Zelândia, um grupo de pessoas que submetidas a amigdalectomia por amigdalites recorrentes apresentavam níveis baixos de vitamina D.

A vitamina D reduz os risco e os sintomas de outras doenças infecciosas.

 

Como é que a Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode reduzir o risco de amigdalite por:

- Fortalecer o sistema imunitário ao produzir catelicidina e defensinas, proteínas que apresentam efeitos antibacterianos e antivirais.

- Reduzir a inflamação que se forma como resposta a infecções.

Prevenção

Não existem ensaios clínicos sobre os efeitos da vitamina D na redução do risco de amigdalite.

No entanto, níveis de vitamina D acima dos 40 ng/mL (100 nmol/L) reduzem o risco de infecções respiratórias. É provável que possam também reduzir o risco de amigdalite.

Tratamento

Aumentar os níveis de vitamina D aquando de uma amigdalite pode ajudar a curar a infecção. Doses altas de vitamina D3  (cholecalciferol) podem ser usadas durante um curto período de tempo para aumentar os níveis de vitamina D e catelicidina.