Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Constipação Comum

Os sintomas da constipação comum, uma infecção por vírus, incluem espirros, secreção e obstrução nasal e tosse.

Agentes e Factores de risco

O Rinovirus é causa mais comum, apesar de existirem outros que também são causadores de constipações.

Os factores de risco para as constipações incluem:

- Tempo frio: as vias nasais, quando frias, não conseguem combater os vírus tão eficazmente.

- Contacto com pessoas infectadas: O Rinovirus é facilmente transmissível de pessoa para pessoa.

 

Exposição solar e risco de constipação

Como sabemos, as constipações são mais comuns no inverno. A radiação UVB está nos seus níveis mais baixos, bem como a temperatura. Estes mesmos factores contribuem também para o aumento da Influenza.

 

Vitamina D e constipação comum

Num estudo verificou-se que a  toma de Vitamina D reduz significativamente o risco de infecções respiratórias, incluindo as constipações, quando os níveis do sangue são superiores a 38 ng/mL (95 nmol/L).

 

Como é que a Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode reduzir o risco de constipações por:

- aumentar a produção de cathelicidin e defensins: estas proteínas têm propriedades antibióticas, pelo que reduzem o risco de infecção viral ou bacteriana.

- suprimir a produção de compostos que aumentam a inflamação e os seus sintomas.

 

Prevenção

O risco de constipações e Influenza foi estudado em mulheres de raça negra e pós-menopáusicas residentes em Nova Iorque. As mulheres que tomaram 2000 UI (50 mcg)/dia de vitamina D3 (cholecalciferol) apresentaram uma redução de 90% em ambas as condições. Aquelas que tomaram 800 UI (20 mcg)/dia tiveram uma redução de 60%. A vitamina D3 é a forma activa de vitamina D produzida na pele.

Tratamento

Não existem estudos sobre a utilização de vitamina D para o tratamento da constipação, uma vez instalada.

No entanto, o que conhecemos torna provável que os sintomas e a duração de uma infecção possam melhorar pela administração, logo no início, de uma dose alta de vitamina D (Ex:  10.000 a 50.000 UI/dia por 1 a 3). Contudo, esta hipótese ainda não foi testada.