Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Infecções por estafilococos

Os estafilococos podem causas infecções de vários órgãos e tecidos. A infecção por Methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA), uma estirpe resistente a certos antibióticos, pode ser especialmente grave.

A infecção por MRSA começa, tipicamente, por aparecer na pele como pequenas borbulhas vermelhas ou picadas de insecto. Estas borbulhas podem rapidamente transformar-se em abcessos profundos e dolorosos que precisam de ser removidos cirurgicamente. Em alguns casos, a infecção estende-se a outras zonas do corpo, como ossos e articulações, corrente sanguínea, coração e pulmões.

 

Factores de risco

As pessoas com um sistema imunitário enfraquecido (nomeadamente os portadores de HIV ou idosos) apresentam um risco acrescido de infecção por MRSA.

 

Exposição solar e risco de infecção MRSA

As infecções por MRSA são mais comuns no verão e no sul dos EUA. Admite-se que radiação ultravioleta UVA deprime o sistema imunitário inato, que protege a pele contra as infecções.

 

Vitamina D e MRSA

Nos EUA, as pessoas com deficiência de vitamina D tinham o dobro da probabilidade de ter bactérias MRSA residindo, silenciosamente, no nariz.

 

Como é que a Vitamina funciona neste caso?

A vitamina D pode ajudar a proteger contra MRSA por fortalecer o sistema imunitário inato. A vitamina D acciona a produção de cathelicidin e defensins. Estas proteínas têm propriedades antibacterianas.

 

Prevenção

Com base em ensaios clínicos de outras doenças, estima-se que níveis de vitamina D (acima dos 30–40 ng/mL; 75–100 nmol/L) podem reduzir o risco de MRSA.

No entanto, a radiação ultravioleta, em particular os UVA, podem aumentar o risco de MRSA. As pessoas que tenham um maior risco de MRSA devem considerar a hipótese de obter a sua vitamina D através de suplementos orais ao invés de exposição solar.

Tratamento

É provável que níveis elevados de vitamina D ajudem a combater as infecções por MRSA. No entanto, não existem estudos que o comprovem.