Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Doença de Paget

Resumo para doentes

Os ossos são tecidos vivos que vão sendo constantemente reconstruídos. A doença de Paget altera drasticamente esse processo de renovação, que se torna excessivo e  desordenado.

Muitas das pessoas com doença de Paget não apresentam sintomas, enquanto outras apresentam dores, fracturas e deformidades. A bacia, o crânio, a coluna e as pernas são as zonas mais afectadas.

A doença de Paget evolui lentamente e pode ser controlada com medicação e, por vezes, cirurgia.

 

Factores de risco

A doença de Paget parece ser causada tanto por factores genéticos como ambientais. Alguns vírus podem accionar a doença. Uma causa possível é o paramyxovirus, que  pode causar parotidite e sarampo. O vírus respiratório sincicial (RSV) pode também ter um papel relevante, Este vírus é causador de bronquite e pneumonia em bebés e crianças.

 

Exposição solar e risco de Doença de Paget 

Não existe evidência que a exposição solar desempenhe qualquer papel no risco de desenvolver doença de Paget. No entanto, a radiação solar ultravioleta ajuda à produção de vitamina D, o que ajuda a fortalecer os ossos.

 

Vitamina D e Doença de Paget

Um estudo na Austrália verificou que as pessoas com doença de Paget em estado grave tinham baixos níveis de vitamina D.

 

Como é que a Vitamina D funciona neste caso

A vitamina D fortalece o sistema imunitário e induz a produção de proteínas com função antibiótica (catelicidina e defensinas). Por estes mecanismos, a vitamina D pode reduzir o risco de infecções virais capazes de induzir a Doença de Paget.

Adicionalmente, a  Vitamina D desempenha um papel fundamental da regulação do metabolismo do osso

 

Prevenção

As considerações expostas acima sugerem que a Vitamina D, especialmente na infância, poderia diminuir o risco de Doença de Paget. Esta hipótese não está estudada.

Tratamento

Os bifosfonatos são medicamentos que ajudam a reter o cálcio nos ossos. Este tratamento é usado frequentemente no tratamento da doença de Paget. Este tratamento exige, para ser eficaz e seguro, níveis adequados de vitamina D e cálcio. Com base em resultados sobre outras doenças, verificou-se que a toma ou produção de vitamina D3 (cholecalciferol) deve andar à volta das 1000-4000 UI 25-100 mcg)/dia.