Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Osteoporose

Sumário para doentes

Osteoporose

A osteoporose caracteriza-se ossos frágeis, devido a  falta de cálcio. A importância da osteoporose reside em que estas pessoas sofrem facilmente fracturas com traumatismo mínimo.

É uma situação muito frequente

Nos EUA, 26% das mulheres com 65 anos ou acima têm osteoporose. A cada ano, esta desordem causa, só em Portugal:

·  Mais de 100.000 facturas após traumatismo mínimo

·  Mais de 10.000 fracturas da anca

·  Mais de 3000 mortes

·  Mais de 100.000 visitas à urgência

 

Factores de risco

Entre os numerosos factores de risco incluem-se:

·      Baixos níveis de vitamina D

·      Pouca ingestão de cálcio e magnésio

·      Falta de exercício físico

·      Idade avançada

·      Sexo feminino

·      Menopausa precoce (antes dos 45 anos)

·      Tabagismo

·      Tratamento com cortisona e derivados

·      Dieta forte em gorduras animais, óleos vegetais poliinsaturados e simples carbohidratos (açucares, farinhas refinadas)

Estes factores de risco são particularmente graves quando ocorrem na infância e adolescência – uma altura em que o esqueleto está em construção

 

Exposição solar e risco de osteoporose

A exposição solar UVB é a principal fonte de vitamina D, que ajuda a aumentar a densidade mineral óssea.

Um estudo japonês avaliou mulheres idosas com Alzheimer que se encontravam hospitalizadas. A densidade mineral óssea aumentou 2.7% no grupo com exposição solar e baixou 5.7% no grupo sem exposição solar.

 

Vitamina D e osteoporose

As pessoas com baixos níveis de vitamina D têm maior risco de osteoporose

Pelo contrário, em ensaios clínicos, adultos que tomaram vitamina D3 e cálcio apresentam uma subida ligeira na densidade mineral óssea em relação aos que tomaram apenas placebo.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D reduz o risco de osteoporose porque:

·      Aumenta a absorção de cálcio no intestino

·      Diminui a  perda de cálcio no rim

·      Reduz a produz de paratormona – uma substância que retira o cálcio dos ossos para o sangue

Quando os níveis de vitamina D aumentam, os níveis de PTH diminuem rapidamente até que os níveis de vitamina D atinjam os  30-40 ng/mL [75-100 nmol/L]).

A vitamina D também contribui para prevenir a formação de depósitos de cálcio nos tecidos moles, tais como os vasos sanguíneos.

 

Prevenção e tratamento

Estudos sobre vitamina D e cálcio demonstram que, em doses superiores a 800U/dia, a Vitamina D previne a ocorrência de quedas e diminui a ocorrência de fracturas osteoporóticas.

A vitamina D ajuda a prevenir quedas e fracturas porque estabiliza o controlo neuromuscular e não tanto porque aumenta a densidade mineral óssea.

No entanto, a vitamina D e o cálcio em conjunto podem contribuir para um aumento da densidade mineral óssea. Mais ainda: nenhum tratamento farmacológico da osteoporose demonstrou ser eficaz sem se garantir quantidades adequadas de cálcio e  vitamina D na alimentação ou por suplementos.

Cálcio e  vitamina D são, por isso, uma parte obrigatória de todos os tratamentos contra a osteoporose.