Acne

Acne

Resumo para doentes

 

O acne é um dos distúrbios de pele mais conhecidos, especialmente por afectar adolescentes.

O acne é uma desordem das glândulas sebáceas, que servem para lubrificar a pele. Quando as glândulas ficam bloqueadas, as bactérias crescem demasiado e causam as borbulhas e consequentes manchas na pele.

O acne é caracterizado pelas borbulhas, pele vermelha e escamada, pontos negros e nódulos, que deixavam muitas vezes cicatrizes.

 

Factores de risco

Alguns factores de risco para o acne incluem:

  • Dieta forte em produtos animais (leite) e carbohidratos simples, como o açúcar, e pobre em peixe e vegetais
  • Desequilíbrios hormonais, especialmente durante a adolescência
  • Níveis elevados de hormonas masculinas, como a testosterona, tanto para homens como mulheres, e estrogénio, nas mulheres.

 

Exposição solar e risco de acne

Os padrões sazonais de visitas ao dermatologista podem ser usadas como estimativa para calcular os efeitos da exposição solar no acne. Estes padrões mostram que:

  • Há maior incidência de acne no inverno ou na primavera
  • Menor incidência durante o verão

Estes dados mostram que a exposição solar pode reduzir o risco de acne. No entanto, é relevante acrescentar que tal pode não se dever exclusivamente à radiação solar ultravioleta, dado que o tratamento com laser de luz azul já demonstrou ser eficaz no tratamento do acne. Assim, existem vários tipos de radiação solar que parecem afectar o risco de acne.

 

Vitamina D e acne

Não existem estudos conhecidos sobre a relação entre os níveis de vitamina D e o acne.

 

Como é que a vitamina pode funcionar neste caso?

A vitamina D pode diminuir a tendência a infecção que causa o acne, já que aumenta a produção de moléculas antibióticas: produzir catelicidina e defensinas.

 

Prevenção e tratamento

Não existe evidência de que a vitamina D reduz o risco de acne. Pode, quanto muito, ter um efeito indirecto, ao fortalecer o sistema imunitário e assim existir um combate mais eficaz ao acne.

A luz solar reduz os sintomas do acne mas insto não é, necessariamente devido à vitamina D: pode também dever-se ao aquecimento e destruição de bactérias.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}