Carência de Vitamina D também nos meses de verão

Carência de Vitamina D também nos meses de verão

Dois em cada três portugueses revelam falta de vitamina D. Nos Açores os valores são mais elevados e, na população em geral, a mulheres são o grupo com maior carência desta vitamina.

“É conclusivo que este estudo revela valores inadequados de vitamina D numa grande proporção da população portuguesa. A análise destes dados deve servir de base para um debate nacional profundo sobre o tema e sobre o seu impacto na saúde dos portugueses”, refere o investigador José António Pereira da Silva.

O estudo foi publicado na revista científica “Archives of Osteoporosis”, envolveu uma amostra representativa da população portuguesa de 3092 pessoas e permite dizer que dois em cada três portugueses têm falta de vitamina D. No inverno só dois em cada 10 portugueses apresentam níveis considerados normais de vitamina D. Um défice que se mantém nos meses de verão, indicando o referido estudo que apenas 56 por cento dos portugueses conseguem alcançar valores ditos normais. No entanto, se nos centrarmos nos dados relativos à população açoriana, os valores da insuficiência desta vitamina sobem até aos 82 por cento, provável consequência do clima muito nublado.

São dados que preocupam a comunidade médica e científica, uma vez que falta de vitamina D, apesar de ser um problema de saúde pública a nível mundial, em Portugal é ainda desvalorizado.

O médico coordenador do trabalho, José António Pereira da Silva, acredita que a análise destes dados deveria servir para “um debate nacional profundo sobre o tema e sobre o seu impacto na saúde dos portugueses”.

Problemas ósseos e musculares, com uma maior propensão para fraturas com pequenos traumatismos e, nos casos graves, dores ósseas e musculares espontâneas, falta de forças e cãibras, são sintomas muitas vezes erradamente interpretados como fatores do envelhecimento quando na realidade podem ser consequência evidente da carência de vitamina D.

G.C.

(Consulte a divulgação deste estudo em diferentes meios de comunicação)

https://sicnoticias.pt/saude-e-bem-estar/2020-04-28-Dois-em-cada-tres-portugueses-tem-falta-de-vitamina-D

https://tvi24.iol.pt/tecnologia/mulheres/dois-em-cada-tres-portugueses-tem-falta-de-vitamina-d

https://radiocomercial.iol.pt/noticias/99897/atualidade

https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/dois-em-cada-tres-portugueses-tem-falta-de-vitamina-d

https://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-04-28-dois-em-cada-tres-portugueses-tem-falta-de-vitamina-d-estudo/

https://www.cmjornal.pt/viver-com-saude/detalhe/estudo-indica-que-dois-em-cada-tres-portugueses-tem-falta-de-uma-vitamina

https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/dois-em-cada-tres-portugueses-tem-falta-de_5ea85155d92ba73da7eefa3c

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}