Constipação Comum

Constipação Comum

Os sintomas da constipação comum, uma infecção por vírus, incluem espirros, secreção e obstrução nasal e tosse.

Agentes e Factores de risco

O Rinovirus é causa mais comum, apesar de existirem outros que também são causadores de constipações.

Os factores de risco para as constipações incluem:

– Tempo frio: as vias nasais, quando frias, não conseguem combater os vírus tão eficazmente.

– Contacto com pessoas infectadas: O Rinovirus é facilmente transmissível de pessoa para pessoa.

 

Exposição solar e risco de constipação

Como sabemos, as constipações são mais comuns no inverno. A radiação UVB está nos seus níveis mais baixos, bem como a temperatura. Estes mesmos factores contribuem também para o aumento da Influenza.

 

Vitamina D e constipação comum

Num estudo verificou-se que a  toma de Vitamina D reduz significativamente o risco de infecções respiratórias, incluindo as constipações, quando os níveis do sangue são superiores a 38 ng/mL (95 nmol/L).

 

Como é que a Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode reduzir o risco de constipações por:

– aumentar a produção de cathelicidin e defensins: estas proteínas têm propriedades antibióticas, pelo que reduzem o risco de infecção viral ou bacteriana.

– suprimir a produção de compostos que aumentam a inflamação e os seus sintomas.

 

Prevenção

O risco de constipações e Influenza foi estudado em mulheres de raça negra e pós-menopáusicas residentes em Nova Iorque. As mulheres que tomaram 2000 UI (50 mcg)/dia de vitamina D3 (cholecalciferol) apresentaram uma redução de 90% em ambas as condições. Aquelas que tomaram 800 UI (20 mcg)/dia tiveram uma redução de 60%. A vitamina D3 é a forma activa de vitamina D produzida na pele.

Tratamento

Não existem estudos sobre a utilização de vitamina D para o tratamento da constipação, uma vez instalada.

No entanto, o que conhecemos torna provável que os sintomas e a duração de uma infecção possam melhorar pela administração, logo no início, de uma dose alta de vitamina D (Ex:  10.000 a 50.000 UI/dia por 1 a 3). Contudo, esta hipótese ainda não foi testada.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}