Défice Cognitivo

Défice Cognitivo

Sumário para doentes e público em geral

 

Défice cognitivo é um termo geral, comumente usado para designar a perda de funções mentais, como esquecimentos, confusão e dificuldades de concentração.

Fatores de risco 

Os factores de risco para o défice cognitivo incluem:

  • ♣    Idade avançada
  • ♣    Tabagismo
  • ♣    Falta de exercício físico
  • ♣    Dieta rica em gordura animal e pobre em vegetais e peixe
  • ♣    Obesidade

As dietas pouco saudáveis também aumentam o risco de doença cardiovascular, hipertensão e diabetes.

As dietas ricas em gorduras e proteínas tornam o trato digestivo mais ácido. Tais dietas aumentam a absorção de metais pesados e alumínio. Estas toxinas podem gerar radicais livres no cérebro, que por sua vez destroem neurónios e limitam a função cerebral.

 

Exposição solar e défice cognitivo. 

Não existem estudos que relacionem directamente a exposição solar com a função cerebral. No entanto, radiação UVB é a principal fonte de vitamina D para a maioria das pessoas e vários estudos confirmam os efeitos positivos que a vitamina D tem na função cerebral.

Vitamina D e défice cognitivo

Níveis baixos de vitamina D estão associados a um maior risco de défice cognitivo. Tal foi já confirmado por vários estudos:

  • ♣    Num estudo envolvendo americanos de raça negra e descendentes de europeus, verificou-se que os indivíduos com níveis baixos de vitamina D tiveram resultados muito piores num teste de performance cognitiva e ligeiramente piores num teste de performance física.
  • ♣    Homens europeus com baixos níveis de vitamina D apresentaram os piores resultados num teste numérico.
  • ♣    Homens idosos com elevados níveis de vitamina D tiveram melhores resultados em testes rápidos de decisão e atenção/processamento. No entanto, não houve melhoria no desempenho em testes de memórias.
  • ♣    Adultos idosos britânicos com idades acima dos 65 anos e com níveis de vitamina D abaixo dos 12 ng/mL (30 nmol/L) tinham 2.3 vezes mais probabilidade de vir a desenvolver défice cognitivo do que aqueles com níveis de vitamina D acima dos 26 ng/mL (66 nmol/L).
  • ♣    Num outro estudo, desta feita de Itália, verificou-se que os idosos com níveis de vitamina D abaixo dos 10 ng/mL (25 nmol/L) tinham um risco acrescido de 60% de falha na função cognitiva quando comparados com os que apresentavam níveis de vitamina D acima dos 20 ng/mL (50 nmol/L). Houve também um aumento de 30% no risco de declínio da tomada de decisão.
  • ♣    Adultos acima dos 65 anos de idade e com níveis de vitamina D abaixo dos 10 ng/mL (25 nmol/L) tinham 4 vezes mais risco de défice cognitivo do que aqueles com valores acima dos 30 ng/mL (75 nmol/L).

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode ajudar a proteger o cérebro das seguintes formas:

  • ♣    Reduz o risco de doenças que afectam o cérebro (hipertensão ou doença cardiovascular)
  • ♣    Favorece os mecanismos antioxidantes
  • ♣    Regula os níveis de cálcio
  • ♣    Regula o sistema imunitário
  • ♣    Melhora a eficácia do sistema nervoso
  • ♣    Favorece a eliminação de toxinas

 

Prevenção

Níveis de vitamina D acima dos 40 ng/mL (100 nmol/L) podem reduzir o risco de défice cognitivo. Para alcançar estes níveis, a maioria das pessoas necessita de cerca de 1000-5000 UI de vitamina D3 (colicalciferol) por dia. É de notar que existem variações consideráveis de pessoas para pessoa e que os niveis de vitamina D no sangue devem ser medidos antes de iniciar a toma de suplementos ou aumentar a exposição solar. Para um maior controlo, os níveis devem ser medidos novamente passados alguns meses.

Tratamento

Não existem, até à presente data, estudos clínicos que relacionem o tratamento do défice cognitivo com vitamina D. No entanto, vários ensaios clínicos estão a ser realizados em todo o mundo, neste momento.

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