Diabetes, tipo 1

Diabetes, tipo 1

Diabetes mellitus de tipo1 é uma doença autoimune. As doenças autoimunes surgem porque o corpo começa a atacar os seus próprios tecidos.

Na diabetes tipo 1, o sistema imunitário inibe a produção de insulina por parte do pancreas. A ausência de insulina dificulta o controlo de açúcar nos tecidos e no sangue e nisto  consiste a diabetes tipo 1 (também chamada diabetes insulino-dependente).

 

Factores de risco

As causas da diabetes de tipo 1 são desconhecidas. Pode ser desencadeada por:

– Infecção viral

– predisposição genética

– Uma dieta na infância que contenha trigo ou leite de vaca (depende de quando são introduzidos estes alimentos)

Ácidos gordos como Omega-3, encontrados em peixe de águas do mar frias, podem ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 1.

 

A exposição ao Sol e o risco de diabetes tipo 1

Vários estudos demonstram que existe uma relação entre a exposição solar e a diabetes tipo1:

– foi verificado que pessoas com diabetes tipo 1 nasceram mais frequentemente no verão que no inverno. Tal situação já foi confirmada num numero considerável de países. Isto sugere que os valores mais baixos de vitamina D na mãe que se observam no fim do inverno e início da primavera podem ser um factor de risco para o diabetes de tipo1.

– Na Nova Zelândia, observou-se que a diabetes tipo 1 se desenvolve mais frequentemente no inverno. As infecções virais respiratórias são mais frequentes nesta altura, quando existe menos radiação UVB e menos produção de vitamina D.

– Um estudo envolvendo 51 países identificou maior incidência de diabetes tipo 1 em países de maior latitude. É sabido que países mais longe do equador têm níveis mais baixos de exposição solar.

 

Prevenir a diabetes tipo 1

Diversos estudos sugerem que a administração de  Vitamina D a crianças, diminui o risco de desenvolverem  diabetes tipo 1. Na Finlândia, entre 10.000 crianças que receberam 2000 (IU) (50 mcg)/dia de vitamina D3 durante o primeiro ano de vida e seguidos por cerca de 30 anos, o risco de diabetes foi diminuído de quase 80% a bebés. Pelo contrário, entre as crianças com carência de Vitamina D, o risco de diabetes estava aumentado para quase 200%.

 

Como é que a Vitamina D funciona?

A vitamina D parece diminuir o risco de doenças autoimunes em geral, por regular o sistema imunitário.

Tratamento preventivo

Com base na informação disponível, o risco de diabetes tipo 1 poderá ser reduzido se:

– Os niveis de vitamina D  no sangue nas mães estiver acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L) durante a gravidez.

– Os bebés receberem 1000-2000 IU (25–50 mcg)/dia de vitamina D3 através de suplementos ou leite materno.

– Os de vitamina D acima em bebés for mantido acima dos 30 ng/mL (75 nmol/L).

No entanto, é necessária mais investigação para confirmar cabalmente estas expectativas.

 

Tratamento da diabetes tipo 1

As pessoas com diabetes tipo 1 estão em risco de desenvolver calcificação ou endurecimento das artérias. Este é um factor de risco importante para a doença coronária, com ocorrência de enfartes do miocárdio e morte.

Um estudo no Colorado, EUA, descobriu níveis baixos de vitamina D aumentam o risco de endurecimento arterial. O mesmo sucede em certas variantes genéticas de receptores da Vitamina D, que a tornam menos eficaz. Para evitar estas complicações, as pessoas que sofram de diabetes tipo 1 devem tentar manter os seus níveis de vitamina D acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L).

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}