Doença Celíaca

Doença Celíaca

A doença celíaca é um distúrbio autoimune do intestino delgado. Os distúrbios auto imunes ocorrem quando o sistema imunitário ataca células saudáveis.

As pessoas com doença celíaca não conseguem digerir o glúten, uma proteína encontrada em vários alimentos, tais como o trigo. Alguns dos efeitos incluem diarreia crónica, perda de peso, atraso de crescimento (em crianças), fadiga e anemia crónica.

As pessoas com doença celíaca são frequentemente muito magras e tem osteoporose. Tal pode ser causado devido a uma má absorção por parte do intestino e inflamação.

Esta condição tem tendência familiar e ocorre em pessoas de todas as idades.

Factores de risco

Os factores de risco para a doença celíaca são:

– Genética

– Alimentação rica em glúten (trigo, aveia, centeio e possivelmente cevada)

Evitar os alimentos ricos em glúten é essencial para diminuir todos os sintomas, ganhar peso e recuperar da osteoporose

Exposição solar e risco de doença celíaca

Não existem dados que relacionem a exposição solar com o risco de desenvolver doença celíaca. No entanto, a exposição solar gera mais vitamina D, o que pode ajudar a contrapor a fraca absorção de vitamina D proveniente da alimentação ou de suplementos e aumentar a densidade mineral óssea.

 

Vitamina D Doença Celíaca

Níveis de Vitamina D

As pessoas com doença celíaca apresentam normalmente baixos níveis de vitamina D, possivelmente devido à fraca absorção dos alimentos ou suplementos.

Como é que a Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode não ter um efeito directo na doença celíaca. Contudo, os que sofrem desta condição apresentam geralmente valores baixos de vitamina D e, logo, estão expostos às consequências.

Prevenção

A vitamina D não previne a doença celíaca.

Tratamento

As pessoas com doença celíaca têm tendência aumentada a sofrer de osteoporose ou osteomalácia, situações devidas à falta de Vitamina D que, nestes doentes, é mal absorvida pelo intestino. Como tal, podiam beneficiar de suplementos de Vitamina D e de cálcio.

Os que sofram de doença celíaca devem verificar os seus níveis de vitamina D e a densidade mineral óssea. Se estiverem baixos, poderão obter vitamina D adicional através de suplementos ou exposição solar.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}