Doença coronária

Doença coronária

Sumário para doentes e público em geral

 

A doença coronária (DC) é uma das mais graves doenças cardiovasculares, tais como os enfartes, insuficiência cardíaca congestiva e doença arterial periférica.

A DC ocorre quando o fluxo de sangue que irriga o coração é interrompido.

A DC é geralmente causada por outra condição denominada ateroesclerose (acumulação de matéria gorda nas paredes internas das artérias coronárias). As artérias estreitam significativamente, o que diminui ou bloqueia o fluxo de sangue ao coração. Isto pode causar fortes dores no peito (anginas), falta de ar ou mesmo ataque cardíaco. Um ataque cardíaco é pois a forma extrema de DC. Estes e outros sintomas ocorrem normalmente durante o período activo.

A DC é a principal causa de morte em Portugal e em muitos outros países. Todos os anos, afecta cerca de 14 milhões de americanos e acaba por ser responsável por cerca de 425.000 mortes.

Fatores de risco

Os factores de risco mais relevantes são:

  • ♣    Tabagismo
  • ♣    Consumo excessivo de álcool
  • ♣    Dietas ricas em açúcares ou carne gorda

Outros factores de risco incluem:

  • ♣    Diabetes, pressão arterial alta e doença renal crónica.
  • ♣    Fatores genéticos.

Frutas e vegetais reduzem o risco de DC. A vitamina C reduz a inflamação nos vasos arteriais.

 

Exposição solar e risco de DC 

Os efeitos da exposição solar no risco de DC podem ser identificados em alguns estudos demográficos e sobre as estações do ano:

  • ♣    Pessoas que vivem em altas altitudes por longos períodos de tempo podem apresentar taxas de DC mais baixas. A radiação solar UVB aumenta em maiores elevações.
  • ♣    Pessoas que vivem mais longe do equador têm maior risco de DC. Países com maior exposição solar estão mais perto do equador.
  • ♣    As taxas de DC são geralmente maiores no inverno que no verão. Isto é verdade tanto para países com invernos frios como quentes. Resultados semelhantes foram encontrados no que respeita a gripe. Doses solares de UVB são menores no inverno. O mesmo é verdade para os níveis de vitamina D.

 

Níveis de vitamina D e DC

No que toca à relação entre níveis elevados de vitamina D e menor risco de DC, a evidência é modesta. No entanto, alguns estudos investigaram a DC separadamente da doença cardiovascular. São de assinalar dois deles:

– Um estudo de Harvard mostrou que pessoas com níveis baixos de vitamina D tinham o dobro do risco de ter um ataque cardíaco do que aqueles com níveis adequados de vitamina D.

– Um estudo no sistema de saúde do Utah descobriu que para pessoas com níveis mais baixos de vitamina D era mais provável desenvolver DC. No entanto, este estudo não procurou determinar que efeitos tinham os níveis de vitamina D no risco de DC.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode reduzir o risco de aparecimento e mortalidade por DC ao reduzir:

  • ♣    Doenças metabólicas como o diabetes e pressão arterial alta.
  • ♣    Engrossamento das paredes arteriais.
  • ♣    Risco de infecções respiratórias.
  • ♣    Inflamações.
  • ♣    Risco de calcificação e endurecimento das artérias.

 

Prevenção

Elevados níveis de vitamina D podem reduzir o risco de DC. No entanto, tal não foi ainda demonstrado em estudos científicos de suplementação com vitamina D.

Tento por base resultados gerais para vitamina D e DC, bem como de outras doenças cardiovasculares, manter os níveis de vitamina D acima dos 30–40 ng/mL (75–100 nmol/L) pode reduzir o risco de DC.

Vitamina D e cálcio

Alguns estudos determinaram que suplementos de cálcio estavam associados a um aumento do risco de DC. Suplementos de cálcio podem aumentar o risco de calcificação e endurecimento arterial. No entanto, quando associado a suplementos de vitamina D, o risco de DC não foi significativamente alterado.

Tratamento

Existe bastante evidência de que a vitamina D pode estar associada a um risco menor de DC. No entanto, não há evidência suficiente de que níveis elevados de vitamina D reduzam a severidade da DC.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}