Eczema

Eczema

A palavra “eczema” representa um conjunto de distúrbios que causam irritação ou inflamação na pele.

O tipo mais comum é o eczema atópico. A “Atopia” consiste na tendência natural para desenvolver alergias: as pessoas com eczema atópico desenvolvem asma ou febre dos fenos mais facilmente.

Nos Estados Unidos, cerca de 11% das pessoas abaixo dos 18 anos podem ter eczema.

 

Factores de risco

As causas para o eczema não são bem conhecidas, mas sabe-se que tanto a genética quanto factores ambientais contribuem para um aumento de risco. Nos EUA, notou-se um risco elevado em:

  • Pessoas que viviam nas maiores cidades
  • Pessoas de raça negra
  • Pessoas que moram com os pais
  • Pessoas com asma
  • Casas com crescimento de fungos

 

Exposição solar e  risco de eczema

Não existem muitos estudos sobre a exposição solar e eczemas.

 

Vitamina D e eczema

Existem dados algo contraditórios relativamente às vantagens da vitamina D em relação a estas patologias:

  • Em Itália, a gravidade do eczema atópico parece aumentar em associação níveis mais baixos de vitamina D. Estes resultados são posteriores à existência do distúrbio e não relativamente ao risco de o desenvolver.
  • Investigadores na Finlândia estudaram pessoas que tomaram suplementos de vitamina D regularmente ao longo da infância. Aos 31 anos de idade, estas pessoas apresentavam um risco acrescido de 30% de desenvolver eczema atópico e um risco semelhante de asma.

 

Como é que a vitamina D funciona nesta caso?

Não há dados relevantes nesta secção

 

Prevenção

Não é claro que a vitamina D possa judar a prevenir eczemas.

 

Tratamento

A Helioterapia consiste na exposição solar controlada. Tem sido usada no tratamento de eczema desde 1964. Existem dois estudos que demonstram os efeitos positivos da luz solar o eczema atópico:

  • Na Finlândia, pessoas com eczema atópico viajaram até às ilhas Canárias durante o inverno. Após duas semanas de Helioterapia, os níveis de vitamina D aumentaram e houve uma melhoria acentuada do eczema atópico.
  • Três quartos dos italianos com eczema atópico moderado descreveram uma remissão completa durante o verão. As férias de praia eram mais eficazes que as férias de montanha.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}