Entre os cuidados exagerados com o sol e a carência de vitamina D

Entre os cuidados exagerados com o sol e a carência de vitamina D

“Vamos para a praia no verão é certo, mas mesmo aí temos muito cuidado com a pele – os dermatologistas dirão que ainda bem. Contudo, bastaria que, na praia, não puséssemos protetor solar nos primeiros 10 minutos.”

Entre os cuidados exagerados com o sol e a carência de vitamina D

Estamos em pleno Verão, com longos dias de calor e sol. Realidade que não basta, por si só, para inverter a carência prevalente de vitamina D entre a população portuguesa. Em grande parte por uma questão cultural e de hábitos de trabalho. Passamos os dias resguardados do sol e mesmo quando o procuramos caímos no hábito extremo de não sair à sua sem protetor solar.

Prof. Doutor José António Pereira da Silva

“Temos cuidados exagerados com o sol”.

66% dos portugueses tem falta de vitamina D

É verdade que se trata de uma realidade que ocorre em praticamente todo o mundo, mas há países que estão atentos e tentam combater a carência desta vitamina que só sintetizamos através da ação do sol sobre a pele não protegida. “E não há outra fonte”, alerta José Pereira da Silva, médico reumatologista, em entrevista ao jornal Saúde Online, acrescentando que “sem o sol teremos de pensar em suplementos”, visto que é impossível alimentação colmatar essa carência. É fácil perceber que “é impraticável uma pessoa consumir num dia 20 a 30 ovos, ou 200 a 400 gramas de salmão”.

(ver entrevista na integra) https://saudeonline.pt/temos-cuidados-exagerados-com-o-sol-66-dos-portugueses-tem-falta-de-vitamina-d/

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}