Espondilite anquilosante

Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante (EA) é uma doença reumática inflamatória que começa tipicamente na juventude e se prolonga por toda vida.

Os sintomas incluem inflamação, dor e rigidez (principalmente nas articulações da coluna vertebral). Afecta mais gravemente os homens do que as mulheres

 

Factores de risco:

Os factores de risco para a AS aparentam ser:

• Genética – a doença tem forte tendência familiar

• Causas ambientais (infecções bacterianas)

 

Exposição solar e risco de espondilite anquilosante

Não existem quaisquer estudos relativos ao efeito da exposição solar sobre o risco de EA.

Vitamina D e espondilite anquilosante

Alguns estudos investigaram a relação entre a vitamina D e a EA. Alguns relatos indicam que as pessoas com AS têm uma densidade mineral óssea bastante baixa, o que pode indiciar baixos níveis de vitamina D. A inflamação própria da EA pode também afectar negativamente a densidade mineral óssea.

 

Como é que a vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D reduz a produção dos compostos inflamatórios libertados pelo sistema imunitário. Níveis elevados de vitamina D também aumentam a absorção de cálcio pela dieta.

Assim vitamina D pode contribuir para um aumento da densidade mineral óssea, evitando uma das complicações da EA

 

Prevenção

Não existe qualquer evidência que mostre que a vitamina D possa reduzir o risco de desenvolver EA.

Tratamento

A vitamina D pode melhorar a densidade mineral óssea e reduzir a inflamação associada com a AS.

Não existem indicações para o uso de vitamina D no tratamento da EA, mas com base em ensaios clínicos sobre outras doenças, como a osteoporose, aumentar os níveis de vitamina D para os 30–40 ng/ml (75–100 nmol/L) pode ser benéfico.

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}