Hipertensão

Hipertensão

Sumário para doentes e público em geral

 

A hipertensão (pressão arterial alta) é um factor de risco importante para várias doenças sérias, que incluem doença hepática crónica, doença cerebrovascular e doença cardiovascular.

Fatores de risco 

São vários os factores de risco que contribuem para o aumento da pressão arterial:

  • ♣    Tabagismo
  • ♣    Consumo excessivo de álcool
  • ♣    Consumo excessivo de sal ou açúcares
  • ♣    Excesso de peso

Os alimentos ricos em potássio, tais como fruta, vegetais ou peixe podem ajudar no controle da pressão arterial.

 

Exposição solar e risco de hipertensão 

Existem vários estudos que mostraram um aumento da tensão arterial em pessoas que vivem em altitudes mais altas. Existe menos luz e consequente radiação UVB, o que diminui a produção de vitamina D.

A pressão arterial também varia com as estações do ano – é habitualmente mais alta no inverno. Há indícios de que a vitamina D pode afectar as mudanças sazonais de da pressão arterial.

Os raios UVA também diminuem a pressão arterial, devido ao óxido nítrico que é libertado por certos compostos debaixo da pele.

 

Vitamina D e hipertensão

A vitamina D pode reduzir o risco de hipertensão e baixar a pressão arterial.

Vários estudos associaram os niveis de vitamina d com a pressão arterial alta. Num estudo de Harvard em enfermeiras, mulheres com niveis baixos de vitamina D  (17 ng/m [42 nmol/L]) tinham um risco 67% mais elevado de desenvolver hipertensão.

No entanto, em 10 outros estudos, houve pouca evidência em como a vitamina D reduz a pressão arterial. No geral, existe apenas um diferença curta de 1-3mm na pressão arterial sistólica e diastolica entre os que possuem niveis baixos ou elevados de vitamina D.

As pessoas que apresentem alta pressão arterial e niveis baixos de vitamina D podem beneficiar de aumentar os seus niveis.

 

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

Altera a renina: esta enzima constringe os vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial

Aumenta a sensibilidade da insulina: a resistência à insulina é um factor de risco para pressão arterial alta.

Reduzir a calcificação das artérias: o endurecimento das artérias pode contribuir para uma pressão arterial alta. A vitamina D regula a absorção de cálcio e seu metabolismo. Maiores níveis de vitamina D ajudam a direcionar o cálcio para os ossos e dentes e não para os tecidos moles, como as artérias.

É necessária mais investigação no sentido de melhor compreender mecanismo  pelo qual a radiação solar e a vitamina D interferem na pressão arterial.

Prevenção

Manter os níveis de vitamina D entre 30-40 ng/ml (75-100 nmol/l) pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de desenvolver hipertensão.

Tretamento.

A vitamina D pode ser benéfica para quem tenha pressão arterial alta, mas são necessários mais estudos.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}