Hipertrofia benigna da próstata

Hipertrofia benigna da próstata

Esta situação consiste no aumento de volume da próstata. Trata-se de uma situação que se torna comum à medida que os homens envelhecem, afectando 50-80% da população masculina envelhecida.

A próstata é uma  glândula masculina que rodeia a via urinária. O seu aumento resulta em dificuldades em urinar e necessidade de urinar frequentemente.

 

Factores de risco

Alimentos com alto teor de gordura, tais como produtos lácteos ou carne vermelha, parecem aumentar o risco de hiperplasia benigna da próstata.

O risco pode ser reduzido por:

– Uma dieta forte em vegetais  e ácidos gordos poliinsaturados

– Consumo moderado de bebidas alcoólicas

– Exercício físico

 

Exposição solar e hipertrofia benigna da próstata.

Não existe evidência que relacione a exposição solar e o risco de hiperplasia benigna da próstata.

 

Vitamina D  e hipertrofia benigna da próstata.

Não são conhecidos estudos acerca do impacto da vitamina D na hiperplasia benigna da próstata.

No entanto, vários estudos encontraram uma relação entre variantes dos receptores de vitamina D e o risco de HBP. Estas variantes correspondem a diferentes sensibilidades aos efeitos da vitamina D

 

Como é que a vitamina D funciona neste caso?

A vitamina D pode reduzir o risco ou os sintomas de hiperplasia benigna da próstata ao reduzir a produção de citoquinas cytokines. Estas substâncias aumentam a inflamação e o crescimento de células na próstata.

 

Prevenção

Não existem resultados em estudos com seres humanos sobre o impacto da vitamina D no risco de hiperplasia benigna da próstata.

Tratamento

A vitamina D poderá reduzir o risco ou os sintomas de hiperplasia benigna da próstata. No entanto, tal não foi ainda devidamente demonstrado.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}