Infeções respiratórias superiores

Infeções respiratórias superiores

Sumário para doentes e público em geral

 

As infeções do trato respiratório ocorrem nas vias acima dos pulmões, como a garganta, traqueia, nariz e faringe. Podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas.

Fatores de risco 

As infeções do trato respiratório superior ocorrem mais frequentemente no inverno porque:

  • ♣    As temperaturas são baixas e o corpo tem mais dificuldade em combater as infecções.
  • ♣    Os níveis de humidade são mais altos, o que significa que os vírus conseguem viver mais tempo fora do corpo humano
  • ♣    A radiação solar ultravioleta é menos intensa e os níveis de vitamina D estão em baixa

 

Exposição solar e risco de infeção respiratória 

Não existe evidência que relacione a exposição solar com o risco de infeções do trato respiratório.

 

Vitamina D e infeção respiratória 

Existem vários estudos sobre os efeitos da vitamina D nas infeções do trato respiratório superior:

  • ♣    Nos EUA, as pessoas com baixos níveis de vitamina D são mais propensas a desenvolver infecções do trato respiratório. As pessoas com baixos níveis de vitamina D e asma ou doença pulmonar obstrutiva têm maior incidência de infecções no trato respiratório superior.
  • ♣    Em dois estudos randomizados não se encontra relação entre a suplementação com vitamina D e o risco de infecções.

Como é que Vitamina D funciona neste caso?

Os estudos existentes não provam ainda que os mecanismos de acão da vitamina D possam reduzir o risco de infecções do trato respiratório superior.

 

Prevenção

Existem estudos sobre a relação da vitamina D e outras infecções, onde se constata que níveis altos de vitamina D podem reduzir o risco de algumas das infecções do trato respiratório superior.

Tratamento

A eficácia da vitamina D não foi comprovada no tratamento das infecções respiratórias.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}