Vitamina D e Depressão Sazonal

Vitamina D e Depressão Sazonal

O tempo é muitas vezes o culpado pelo cansaço e desânimo que sentimos quando o verão já passou, mas os especialistas alertam para a chamada “depressão sazonal” que pode estar a dar sinais disfarçados.

O Outono chegou com céu nublado e alguns aguaceiros, apesar das temperaturas mais altas do que o habitual para a época. O facto é que os dias irão tornar-se mais curtos e com menos tempo de luz solar. Sol que é fundamental para mais de 80 por cento dos portugueses sintetizarem, através da pele, a Vitamina D.

Várias pesquisas sugerem que a Vitamina D ajuda a modular os níveis de neurotransmissores como a serotonina (a hormona da felicidade) no cérebro. Estes neurotransmissores desempenham um papel fundamental no aparecimento da depressão. Outros estudos também já comprovaram que níveis deficitário de vitamina D são comuns entre aqueles que sofrem desta doença.

“Se se sentir profundamente desanimado e triste por períodos prolongados de tempo ou suspeitar que está com défice de vitamina D, deverá procurar um médico e realizar exames ao sangue”. Esta declaração foi divulgada pela imprensa britânica, na sequência de uma entrevista realizada à nutricionista Keely Berry, especializada em medicina natural e suplementação. O jornal Daily Star acrescenta que “as análises clínicas ao sangue são a forma mais precisa de saber quais são os índices de vitamina D no organismo dos indivíduos e permitem que subsequentemente os pacientes recebam prescrição para a toma de suplementos e até encaminhamento para um psicólogo caso haja uma manifestação aparente de depressão sazonal”.

G.C

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}