Vitamina D e Epilepsia

Vitamina D e Epilepsia

No tratamento de doentes com epilepsia, a vitamina D deve ser considerada sob dois aspetos: o seu potencial papel no controlo das crises, e a sua importância na prevenção e tratamento da doença óssea associada ao uso dos fármacos antiepiléticos.

Em relação ao primeiro aspeto, existem evidências fisiológicas, epidemiológicas, em modelos animais e nalguns estudos humanos, que sugerem a possibilidade desta vitamina poder ter uma função antiepilética. Pertencer ao grupo dos neuroesteroides poderia ajudar a explicar este facto já que estas substâncias têm uma função importante como moduladores da excitabilidade neuronal e consequentemente da suscetibilidade para a ocorrência de crises epiléticas. O seu papel no metabolismo do cálcio também contribuiria para esta função, modulando as correntes de cálcio e a condutância dos canais de cálcio nas membranas neuronais. São no entanto ainda necessários ensaios clínicos (alguns a decorrer) que comprovem esta possibilidade.

O segundo aspeto faz parte do conhecimento corrente, uma vez que é conhecido o risco de doença óssea, raquitismo nas crianças, osteoporose nos adultos, associado a défice de vitamina D. Este risco seria mais frequente na população de doentes epiléticos, em particular quando tratados com fármacos indutores enzimáticos. Sabe-se também que o aporte alimentar e a exposição solar são frequentemente insuficientes para suprir as necessidades diárias desta vitamina. Assim alguns autores recomendam o seu doseamento sérico precocemente no início do tratamento antiepilético e a prescrição de doses de manutenção se os níveis forem normais, ou doses terapêuticas se existir défice, seguidas de doses de manutenção após normalização dos níveis séricos. Estas doses devem ter em conta a idade, o tipo de fármacos em curso, o IMC e para o sexo feminino a possibilidade de gravidez/amamentação, de acordo com as recomendações da Endocrine Society.

 

(Dra Conceição Bento: resumo da comunicação proferida no âmbito da 4ª edição do Fórum D – ver versão integral)

 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}