Vitamina D e Saúde Oral

Vitamina D e Saúde Oral

 

A periodontite e a cárie dentária são as principais causas de perda dentária não traumática.

Colocou-se a hipótese de que a Vitamina D, pelo seu papel fundamental na homeostasia do cálcio, e propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, possa prevenir o desenvolvimento da periodontite, cáries e perda dentária.

Martinez-Maestre e colaboradores, em 2010, concluíram que a osteoporose sistémica se encontra relacionada com a osteoporose mandibular e com perda dentária aumentada. Há evidência sugestiva de uma relação entre osteoporose e periodontite. Genco e colaboradores em 2013, comprovam que a osteoporose aumenta o risco de perda de implantes dentários. Justifica-se, assim, que no âmbito do estado periodontal e peri-implantar do doente, se deva ter conhecimento da saúde sistémica óssea.

Recentemente, uma revisão sistemática (M. Peric e col. 2018), explorou a relação entre os níveis de Vitamina D e doença periodontal. Foram incluídos 7 estudos: 4 caso-controlo que demonstraram haver influência da Vitamina D e dos seus metabolitos no estado periodontal; 1 ensaio clínico não controlado, que parece corroborar o papel anti-inflamatório da Vitamina D; 2 estudos transversais que não comprovam relação entre Vitamina D e condição periodontal. A literatura sobre este assunto é escassa e controversa, apesar de haver alguma evidência que suporta o papel “perio-protetor” da Vitamina D.

“A suplementação com Vitamina D pode diminuir o risco de cárie em crianças”

O efeito da Vitamina D na cárie dentária da criança está bem documentado. Uma meta-análise (Hujoel e col. 2013), concluiu que a suplementação com Vitamina D pode diminuir o risco de cárie em crianças. No adulto a evidência é escassa.

Existe uma base biológica que sustenta a hipótese da deficiência nos níveis de Vitamina D poder afetar de forma adversa a saúde periodontal e funções orais. Há necessidade de mais estudos randomizados e controlados, nomeadamente sobre o impacto da exposição solar na manutenção das funções orais e dos potenciais benefícios da suplementação na saúde periodontal.

(Conferência proferida por Dra. Daniela Santos Silva, no âmbito da 4ª edição do Fórum D – ver na integra)

 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}