Vitamina D (Hormona?) Agente Ubiquitário

Vitamina D (Hormona?) Agente Ubiquitário

A vitamina D fisiologicamente tem uma ação complexa e harmoniosa sobre um grande número de mediadores biológicos e vias de sinalização, numa grande variedade de células, em todos os órgãos e sistemas.

Os seus mecanismos de ação podem dividir-se em dois grandes grupos. 1-Regulação da homeostasia do cálcio/fosfato e Metabolismo ósseo; 2-Efeitos extra-ósseos (“não clássicos”), que incluem a título de exemplo a Proliferação, Diferenciação e Apoptose Celular, Metabolismo da Glicose, Modulação da Imunidade Inata e Adaptativa. O efeito global destes mecanismos de ação, é favorável à estabilidade celular e manutenção da homeostasia numa abrangência ubiquitária e multissistémica.

A sua relação com a fisiopatologia/patologia está relacionada com o seu défice e deve considerar-se um fator de risco complexo e universal. Embora vários polimorfismos estejam identificados com a via de formação da Vitamina D, o impacto dos componentes genéticos no défice desta vitamina é considerado relativamente pequeno quando comparado aos componentes ambientais.

A primeira indicação clara de que este défice pode causar doença surgiu com a relação do raquitismo e o declínio da absorção de cálcio intestinal por níveis baixos de vitamina D. Subsequentemente, os défices de vitamina D têm sido associados a muitas outras doenças humanas tais como a doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo II, cancro, esclerose múltipla, doença de Parkinson e vários patologias inflamatórias.

A associação da concentração da Vitamina D e aumento de morbilidade e mortalidade é notavelmente consistente, no entanto os estudos clínicos e in vivo nem sempre são concordantes, os outcomes dos estudos estão mal definidos e verifica-se uma não uniformização de conceitos (por exemplo doses administradas, níveis séricos).

(Comunicação proferida por Professora Doutora Anabela Mota Pinto, no âmbito da 4ª edição do Fórum D 2018, ver versão integral.)

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}