Vitamina D na Imprensa

Leia as principais notícias sobre a Vitamina D publicadas nos órgãos de comunicação social generalista, em Portugal e no estrangeiro.

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O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

A Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) alertou este sábado para "o aumento exponencial" desta patologia face ao envelhecimento da população e apelou à prevenção da doença que afecta cerca de 650 mil portugueses.

Segundo um estudo publicado na passada quarta-feira no 'The American Journal of Clinical Nutrition' o baixo nível de vitamina D nas pré-adolescentes pode ser uma das causas da menstruação precoce.

Um cientista da NASA afirma que o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart morreu aos 35 anos por falta de Sol. Como trabalhava de noite e dormia de dia Mozart não apanhou Sol suficiente para sintetizar a vitamina D essencial ao organismo.

Para dois milhões e meio de portugueses sobretudo crianças e idosos a chegada da Primavera é sinónimo de alergias. A grande maioria de casos está subdiagnosticado. Há uma nova esperança para os milhões de alérgicos de todo o Mundo. Investigadores do Reino Unido estão a estudar os benefícios da vitamina D na melhoria da condição física destes doentes mas ainda não se trata de uma cura.

Temos de ter especial atenção com o aporte de vitamina D. Esta é responsável pela absorção (intestinal) e incorporação no tecido óssea do cálcio, magnésio e potássio, também é fundamental para a concentração muscular, produção de energia aeróbia (necessita de oxigénio) e função imunitária.

Para ajudar à fixação de cálcio é essencial ter vitamina D para que tal aconteça é necessário apanhar sol. O exercício físico é também um dos melhores aliados na prevenção contra esta deterioração dos ossos. As caminhadas e a musculação sem ser em exagero são os exercícios mais adequados para fortalecer os ossos.

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