Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Vitamina D aumenta esperança de vida

Publicado 30 de Março de 2012

Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

Pessoas com níveis demasiado baixos de vitamina D correm mais riscos de morrer devido a doenças cardíacas, ou diabetes, conclui um estudo de investigadores da Universidade do Kansas. Após mais de cinco anos a analisar perto de 11 mil pessoas, com idade média de 58 anos, a equipa norte-americana verificou a existência de uma relação entre os níveis de vitamina D e a esperança média de vida.

Assim, no estudo publicado no "American Journal of Cardiology" refere-se que indivíduos com baixos níveis de vitamina D têm mais 164% de probabilidade de morrer devido a hipertensão, doença da artéria coronária, ou diabetes. Além disto, o estudo mostra 61% de aumento da taxa de sobrevivência, entre que têm os níveis mais altos desta vitamina. 2/3 dos europeus tem baixo de nível vitamina D Indo ao encontro de um outro trabalho de investigadores europeus, que estima que 2/3 da população europeia tem níveis insuficientes de vitamina D, os especialistas da universidade de Kansas concluíram ainda que 70% dos participantes no seu estudo tinham níveis de vitamina D mais baixos do que os aconselhados.

Alimentos como peixes gordos e produtos lácteos são ricos em vitamina D, que pode também ser produzida pelo nosso corpo quando exposto ao sol. Esta vitamina é responsável não só pela absorção e fixação do cálcio, mas também pela protecção contra doenças infecciosas, cardiovasculares, diabetes, esclerose múltipla e alguns tipos de cancro.

FONTE & REFERÊNCIAS

Expresso