Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Alerta para aumento da osteoporose

Publicado 15 de Outubro de 2011

A Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) alertou este sábado para "o aumento exponencial" desta patologia face ao envelhecimento da população e apelou à prevenção da doença que afecta cerca de 650 mil portugueses.

A APO considera que se trata de "um problema grave" de saúde pública e "uma carga acrescida" para o Serviço Nacional de Saúde, quer em cuidados médicos, quer em protecção social. A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução acentuada da densidade óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e se fracturem na sequência de pequenas quedas e pequenos traumatismos.

O seu desenvolvimento é lento, podendo progredir durante vários anos sem apresentar sintomas. A propósito do Dia Mundial da Luta Contra a Osteoporose, que se assinala a 20 de Outubro, a APO defende "a urgência de um amplo plano de prevenção da Osteoporose", que passa por assegurar uma ingestão contínua de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, pela prática de exercício físico adequado a cada idade, e pela introdução de Vitamina D, mote na campanha de prevenção para 2011.

Aplicados em conjunto, "os três eixos protagonizam uma saúde óssea e muscular mais robusta", refere a associação. Segundo dados do INE, o índice de envelhecimento da população em Portugal tem aumentado na última década ­ 102,2 idosos por 100 jovens em 2000, para 117,6 em 2009. As projecções do índice de envelhecimento divulgados pela Eurostat sobre um conjunto de 29 países europeus agravam o cenário e apontam Portugal como o 7.º país mais envelhecido em 2030, com cerca de 175 idosos por 100 jovens, significando um aumento de cerca de 50 por cento do grupo etário mais afectado pela osteoporose.

Segundo a APO, "75 por cento de todas as fracturas ocorrem em indivíduos com mais de 75 anos". As mulheres na pós-menopausa são o grupo mais afectado por esta doença. Dos 650 mil portugueses afectados, 590 mil são mulheres. Contudo, esta associação considera importante a consciencialização de que a osteoporose não é exclusiva de idosos e mulheres na pós-menopausa. A osteoporose pode ter múltiplas causas, e muitas vezes é uma consequência do modo de vida numa fase mais jovem, ainda que existam pessoas com maior risco de sofrer ou vir a sofrer da doença.

Nas crianças mais pequenas, as necessidades de cálcio podem ser atingidas com cerca de 0,5 litros de leite, mas é na adolescência que se dá uma fase particularmente importante para a ingestão de cálcio, porque as necessidades diárias deste mineral aumentam significativamente. Do conjunto de iniciativas que a APO está a desenvolver no âmbito do Dia Mundial de luta contra a Osteoporose destaca-se a 2.ª Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis, que se realiza no próximo domingo na Rotunda da Boavista, no Porto. Simultaneamente, haverá rastreios gratuitos e aconselhamento nutricional no Palácio de Cristal.

FONTE & REFERÊNCIAS

Correio da Manhã