Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Falta de vitamina D na origem da menstruação precoce

Publicado 11 de Agosto de 2011

Segundo um estudo publicado na passada quarta-feira no 'The American Journal of Clinical Nutrition' o baixo nível de vitamina D nas pré-adolescentes pode ser uma das causas da menstruação precoce.

A pesquisa, realizada em Bogotá, pelo professor Eduardo Villamor, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan (EUA), em colaboração com a Universidade Nacional da Colômbia, analisou a evolução de 242 meninas entre os cinco e os 12 anos durante 30 meses. Como resultado da análise, concluiu-se que as meninas que tinham níveis mais baixos de vitamina D, tiveram duas vezes mais a probabilidade de começar a menstruação antes que as que tinham os níveis considerados adequados. Esta conclusão é importante porque, segundo o que o professor Villamor explicou à Agência Efe, a menstruação adiantada é um factor de risco de problemas psicossociais nas adolescentes. Além disso, "as meninas que têm a menstruação precoce têm um risco maior de desenvolver doenças crónicas e algum tipo de cancro, como o de mama, na idade adulta", referiu Villamor.

FONTE & REFERÊNCIAS

Correio da Manhã