Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Ossos fortes previne a osteoporose

Publicado 14 de Novembro de 2010

Para ajudar à fixação de cálcio é essencial ter vitamina D para que tal aconteça é necessário apanhar sol. O exercício físico é também um dos melhores aliados na prevenção contra esta deterioração dos ossos. As caminhadas e a musculação sem ser em exagero são os exercícios mais adequados para fortalecer os ossos.

O melhor remédio para quase todas as doenças é a prevenção. Muitas das "asneiras" que fazemos na juventude acabamos por pagá-las mais tarde. Nunca se esqueça que o seu corpo tem memória e tudo o que faz, vai somando ou subtraindo factores para potenciar algumas doenças que tendem a surgir com a idade. Uma das doenças mais comuns é a osteoporose, ossos porosos que quebram com facilidade.

Existem factores genéticos que podem influenciar a incidência desta doença. O género feminino também tem mais propensão, bem como as pessoas de idade mais avançada. A melhor prevenção para a osteoporose é o consumo de cálcio, e poderá obtê-lo no leite e derivados (queijos, iogurtes) e também nos legumes verdes escuros como espinafres e bróculos.

As idades em que a necessidade do consumo de cálcio é mais acentuada é durante a infância e na adolescência, ainda que o consumo seja também essencial na idade adulta. Para ajudar à fixação de cálcio é essencial ter vitamina D para que tal aconteça é necessário apanhar sol. O exercício físico é também um dos melhores aliados na prevenção contra esta deterioração dos ossos. As caminhadas e a musculação sem ser em exagero são os exercícios mais adequados para fortalecer os ossos.

FONTE & REFERÊNCIAS

Jornal de Notícias