Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Carência de Vitamina D pode estar associada a um aumento do risco de aborto no primeiro trimestre

Publicado 02 de Outubro de 2015

Um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o défice de Vitamina D pode estar associado a maior risco de aborto.

O aborto é um dos desfechos mais negativos de uma gravidez. A maioria dos abortos ocorre durante o primeiro trimestre, sendo o desfecho em 10 a 20 % das gravidezes. A identificação de fatores de risco modificáveis é crucial, permitindo reduzir a sua incidência.

A Vitamina D tem sido associada a algumas complicações da gravidez como a pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional. O défice de Vitamina D em mulheres grávidas é comum.

Um estudo recente avaliou a associação entre os níveis de Vitamina D e a ocorrência de aborto no primeiro trimestre. Os investigadores mediram os níveis de Vitamina D no sangue colhido de 1683 mulheres grávidas.

Os autores verificaram que níveis de Vitamina D <50 nmol/L estavam associados a um risco duas vezes superior de aborto durante o primeiro trimestre. Não se verificou associação entre os níveis de Vitamina D e a ocorrência de aborto no segundo trimestre.

Os autores concluem que a deficiência em vitamina D é um fator de risco modificável para a ocorrência de aborto no primeiro trimestre de gravidez

 

Fonte: Andersen LT e tal, Vitamin D insuficiency is associated with increased risk of first-trimester miscarriage in teh Odense Child Cohort, Am J Clin Nutr, 2015