Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Meta-análise indica que níveis elevados de Vitamina D podem reduzir risco de cancro do pulmão

Publicado 02 de Outubro de 2015

Uma meta-análise recente, publicada no journal of Cancer Causes & Control, sugere que por cada incremento de 4 ng/ml (10 nmol/L) nos níveis de vitamina D, o risco de cancro do pulmão decresce 5%.

Foram analisados dados de 10 estudos prospectivos, publicados entre 2006 e 2015, totalizando 2,227 eventos de cancro do pulmão e 120,402 pacientes. Todos os estudos, com uma excepção, seguiram os participantes durantes 10 anos.

Foi identificada uma redução de 5% no risco de cancro do pulmão, associada a um aumento nos níveis de Vitamina D de 4ng/ml.

Os investigadores abordaram os pontos fortes mas também as limitações deste estudo: se por um lado esta meta-análise inclui uma amostra grande de população e todos os estudos eram prospectivos, por outro os resultados não tiveram em conta outros factores, como a dieta. Assim, "elevados níveis de Vitamina D podem simplesmente ser um marcador de outros comportamente saudáveis que contribuem para uma diminuição no risco de cancro do pulmão".

 

Leia a noticia completa no website do nosso parceiro institucional, Vitamin D CouncilMeta-analysis reports high vitamin D status may reduce the risk of lung cancer

 

Artigo original:

Circulating 25-hydroxyvitamin D and risk of lung cancer: a dose-response meta-analysis. Cancer Causes Control. 2015 Dec ;26(12):1719-28. doi: 10.1007/s10552-015-0665-6. Epub 2015 Sep 10.