Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Investigadores associam um maior risco de Leucemia com baixa exposição solar

Publicado 20 de Janeiro de 2016

Epidemiologistas da Universidade da Califórnia, mais especificamente da San Diego School of Medicine, reportaram recentemente que as pessoas que residem em latitudes mais altas, e por isso com menor exposição solar e radiação UVB, têm o dobro do risco de desenvolver Leucemia, quando comparadas com as populações que vivem mais perto do equador.

No seu estudo, estes investigadores analisaram a relação entre a exposição a radiação UVB em cada país, baseando –se nos dados fornecidos por um satélite da National Aeronautics and Space Administration’s (NASA) International Satellite Cloud Climatology Project (ISCCP), e a incidência ajustada de leucemia em 172 países, de acordo com os dados da International Agency for Cancer Research’s (IARC) e Global Cancer (GLOBOCAN). Segundo estes investigadores existe uma relação inversa entre os níveis de radiação UVB e a incidência de leucemia, tendo-se verificado esta associação tanto em homens como em mulheres, mesmo após análise ajustada para expectativa de vida para cada género.

Diversos estudos em animais e em humanos têm demonstrado o papel dos Vitamina D no processo de oncogénese. Também vários estudos epidemiológicos têm demonstrado uma associação inversa entre os níveis de Vitamina D e a incidência de Leucemia.

Dado que a exposição a radiação UVB é fundamental para que o indivíduo produza Vitamina D, os resultados deste estudo reforçam a associação que tem sido estabelecida ao longo dos anos entre Vitamina D e a incidência de leucemia. Contudo, de acordo com os próprios autores, são ainda necessários estudos que comprovem que a associação entre o risco de leucemia e os baixos níveis de Vitamina D é consistente com os dados aqui apresentados da relação do risco de leucemia e o nível de radiação UVB em cada país.

Caso estes resultados se venham a confirmar poderão ter um importante impacto na definição de futuras medidas para prevenção de leucemias.

 

Fontes & Referências:

Cuomo REGarland CFGorham EDMohr SB.Low Cloud Cover-Adjusted Ultraviolet B Irradiance Is Associated with High Incidence Rates of Leukemia: Study of 172 Countries. PLoS One. 2015 Dec 4;10(12):e0144308. doi: 10.1371/journal.pone.0144308. eCollection 2015.